Grease- Nos Tempos da Brilhantina é um filme que marcou época. E hoje, 13 de junho, se comemora 40 anos de sua primeira exibição nos Estados Unidos. Lá, seu astro, John Travolta, já era uma figura conhecida. Estava numa série Welcome Back, Kotter, que não havia sido exibida aqui, e no ano anterior tinha estourado com Os Embalos de Sábado à Noite, conseguindo inclusive uma indicação ao Oscar de melhor ator. Mas naquela época, os filmes demoravam para chegar no Brasil, e Os Embalos… só foi lançado em julho de 1978, enquanto Grease foi lançado em outubro daquele ano. A época da discoteca estava no auge, e John era seu maior astro. Ao seu lado, no principal papel feminino, estava Olivia Newton-John, estreando no cinema, depois de várias atrizes como Carrie Fisher, Deborah Raffin e Susan Dey (que chegou a recusar) terem sido consideradas para o papel.
É difícil imaginar hoje, numa época sem internet, sem nem mesmo VHS, sem celular, o que foi o impacto de Grease na vida das pessoas. Para se ter uma ideia, foi a maior bilheteria do ano, indicado para um Oscar – canção para Hopelessly Devoted to You – e durante muitos anos foi a maior bilheteria de um musical, posto que perdeu muitos anos depois para Mamma Mia. A trilha sonora, na época ainda em vinil, vendeu horrores, e toda a menina tinha pelo menos um poster de John Travolta na parede do quarto (eu tinha três).
https://www.youtube.com/watch?v=9M-PDNihzHM
Já escrevi aqui a importância do filme em minha vida – leia aqui – e agora você pode ver aqui algumas curiosidades sobre este filme que eu vejo e revejo sempre.
- O filme é baseado em uma peça musical de grande sucesso, que estreou na Broadway em 14 de fevereiro de 1972, com Adrienne Barbeau e Barry Botswick nos papéis principais. Mas muita gente que ficou famosa depois, participou da peça, inclusive John Travolta, como Doody. Outros que também estiveram por lá foram Marilu Henner, Treat Williams, Patrick Swayze e Richard Gere. Richard inclusive atuou como Danny em Londres em 1973.
- A primeira escolha para o papel de Rizzo era Lucie Arnaz, mas um belo dia, diz a lenda, que Lucille Ball, mãe de Lucie, ligou para o estúdio dizendo, ” Eu fui dona desse estúdio, minha filha não terá que fazer um teste para um papel”. Daí, Stockard Channing entrou na história.
- Todas as cenas da escola foram filmadas durante as férias na Venice High School, na Califórnia.
- A calça super apertada que Olivia Newton-John usa no final do filme teve que ser costurada no corpo da atriz porque o zíper arrebentou. Olivia tem a calça até hoje, mas diz que nunca mais a usou.
- Quando Alan Carr comprou os direitos da peça para o cinema, ele imaginava Elvis Presley e Ann Margret como Danny e Sandy. mas o tempo passou e quando o filme foi feito, Alan ofereceu a Elvis o papel do Anjo, que ele recusou, e Frankie Avalon entrou em seu lugar.
- O primeiro ator a ser convidado para fazer o papel de Danny foi Henry Winkler, que era famoso como Fonzie da série Happy Days. Mas como os dois personagens tinham algumas similaridades, ele recusou com medo de ficar marcado por esse tipo.
- No musical da Broadway, o número Greased Lightning era cantado por Kenickie. Mas John Travolta bateu o pé, disse que queria cantar, e foi o que se viu na versão final.
- Aliás, foi durante a gravação desse número que o intérprete de Kenickie, Jeff Conaway, sofreu uma queda e machucou as costas. Ele começou então a tomar remédios para dor, que acabaram evoluindo outras drogas. Ele morreu em 2011, aos 60 anos.
- John Travolta começou a trabalhar em Grease apenas quatro dias depois de ter encerrado sua participação em Os Embalos de Sábado á Noite.
- A festa pós pré-estreia aconteceu em Nova York no então famoso Studio 54.
- Após o enorme sucesso de Grease, mais três sequências foram programadas. mas logo a primeira delas, Grease 2, estrelada por Michelle Pfeiffer e Maxwell Caufield foi em desastre nas bilheterias (o filme é muito ruim, mas Michelle já era ótima), outras sequências foram descartadas.
https://www.youtube.com/watch?v=loXeGuTRCHE
- Lorenzo Lamas, que fazia o papel do namoradinho de Sandy, Tom, era o mais novo do elenco principal na época, com 19 anos. John tinha 23, Olivia 29 e Stockard Channing, 33!!
- Michael Bihen, que depois iria estrelar filmes como O Exterminador do Futuro e Aliens – O resgate, aparece em uma ponta no filme como um dos que coloca um sapo na bolsa de Patty Simcox.
- Em 2016, o musical Grease Live com Aaron Tveit, Julianne Hough e Vanessa Hudgens teve grande sucesso na TV americana. Didi Cohn, que fez Frenchy no filme original, aqui aparece como a garçonete Vi, que foi o último papel de Joan Blondell no filme de 1978. Veja Vanessa – ótima – como Rizzo no especial, transmitido ao vivo nos Estados Unidos, cantando minha canção favorita – There are worse things I could do.
- Glee também teve um episódio totalmente centrado na montagem de Glee pelo clube do coral. Melissa Benoist e Blake Jenner são os Danny e Sandy oficiais, mas no meio da história Lea Michele se imagina com Cory Monteith nos papéis. Foi lindo!
- Foi lançada uma versão remasterizada do filme com novo bônus, em DVD e Blu-Ray. Além dessa, haverá ainda uma outra versão especial com 1 disco de Blu-Ray, com livreto e um fone de ouvido, que será vendida exclusivamente nas lojas Saraiva.