Pra que é fã de cinema clássico, esse início de 2022 está difícil de aguentar. Primeiro foi Peter Bogdanovich, ontem (7) foi Sidney Poitier. E hoje (8) perdemos Marilyn Bergman. É bem provável que você não reconheça o nome dela. Ao lado de seu marido, Alan Bergman, ela formou uma das duplas mais bem sucedidas de Hollywood de compositores/letristas. Juntos escreveram uma quantidade de enorme de canções para o cinema, séries de TV e espetáculos teatrais. Algumas delas estão entre minhas favoritas da vida. Marilyn tinha 94 anos. Marilyn Bergman e Alan eram casados desde 1958. Alan tem atualmente 96 anos.
Ao longo de sua carreira juntos, ganharam vários prêmios. Por exemplo, foram dois Oscars de canção. O primeiro em 1969 por Windmills of Your Mind (em conjunto com Michel Legrand) de Crown, o Magnífico. O segundo foi em 1974 por The Way we Were, de Nosso Amor de Ontem. Nesses dois anos também levaram o Globo de Ouro. Houve ainda um Oscar de trilha sonora, novamente em conjunto com o parceiro de anos, Michel Legrand. Foi pelo maravilhoso trabalho de Yentl . Em 1975 receberam dois Grammys, por The Way we were : canção do ano e trilha sonora. Nos Emmys foram quatro prêmios. Um pela trilha do filme para TV, Queen of the Stardust Ballroom, em 1975. O segundo veio pela trilha do filme Sybill, em 1977. O terceiro veio pelo especial Barbra: The Concert, em 1995. O último chegou em 1999 pela trilha do especial dos 100 anos do AFI.
As canções
Com disse, várias das canções de Alan e Marilyn Bergman estão entre as minhas favoritas da vida. Como homenagem, aqui estão algumas.
The Windmills of Your Mind – Crown – O magnífico (em conjunto com Michel Legrand)
The Way We Were – Nosso Amor de Ontem (em conjunto com Marvin Hamlisch)
It Might be You – Tootsie (em conjunto com Dave Grusin)
How do You Keep the Music Playing – Amigos muito Íntimos (em conjunto com Michel Legrand)
The Last Time I Felt Like This – Tudo Bem no Ano que Vem (em conjunto com Marvin Hamlisch)
If we were in Love – Yes Giorgio ( em conjunto com John Williams)
The Way he Makes me Feel – Yentl ( em conjunto com Michel Legrand)
Piece of Sky – Yentl ( em conjunto com Michel Legrand)