Há 30 anos, praticamente não havia filmes de super-heróis. Isso, além, é claro, dos filmes de Superman, com Christopher Reeve. Foi então que a DC resolveu investir num filme com seu outro personagem de primeira linha dos quadrinhos: Batman. Todo mundo tinha a lembrança da série divertida dos anos 60, com Adam West. Então foi com grande choque que recebeu o Batman, de Tim Burton, em 1989. Michael Keaton era um Bruce Wayne atormentado, enquanto Jack Nicholson fez história com um Coringa histriônico, e ao mesmo tempo assustador. O filme foi um enorme sucesso de bilheteria nos cinemas. E, além disso, ainda um estouro de vendas no mercado de vídeo, que vivia seu auge no início dos anos 90. Olhando hoje, o filme envelheceu bastante.
Até hoje alguns consideram que Michael Keaton foi o melhor Batman de todos – li isso em algum lugar ainda essa semana. Pessoalmente, discordo. Para mim, o melhor foi Christian Bale, assim como os três filmes de sua fase. Só que é impossível negar a importância daquele primeiro Batman que comemora hoje (23) trinta anos de seu lançamento. Se temos hoje um universo tão eclético de super-heróis, deve-se muito a ele. Mas como está o seu elenco e seu diretor depois de todo esse tempo? Veja aqui:
Michael Keaton – Bruce Wayne/ Batman
Michael era conhecido por comédias leves quando Tim Burton o escolheu para ser Batman. Milhares de cartas foram enviadas ao estúdio (pré redes sociais) contra sua contratação. Na época, o diretor disse que Michael era o único ator que poderia ser alguém com aquele tipo de personalidade obsessiva do personagem. No final, ele acabou sendo um sucesso, e inclusive voltou para uma sequência – Batman: O Retorno.
Depois disso ele fez os mais diversos tipos de filmes. Desde comédias tontinhas como Eu, Minha Mulher e Minhas Cópias, até o ótimo drama real Ao Vivo de Bagdá. Ele voltou ao primeiro escalão com Birdman, pelo qual foi indicado ao Oscar. Birdman venceu entretanto na categoria principal, assim como o seu filme seguinte, o estupendo Spotlight : Segredos Revelados. Ele foi o vilão em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (mas não voltará em Longe de Casa). Esse ano ele esteve no pouco apreciado Dumbo (que eu gostei), e atualmente está filmando What is Life Worth, um drama com Stanley Tucci.
Jack Nicholson – Coringa
Quando foi chamado para ser o Coringa em Batman, Jack já era um dos mais respeitados atores de Hollywood. Tinha inclusive já dois Oscars em casa. A princípio, Jack hesitou em aceitar o papel, e os produtores foram atrás de Robin Williams. Diz a lenda que Robin aceitou, e então retornaram para Jack dizendo que se ele não fizesse, Robin seria o Coringa. Jack aceitou (Robin Williams ficou possesso), e ao ganhar uma porcentagem da bilheteria, acabou recebendo 60 milhões de dólares pelo filme. Na época, foi o maior salário pago a um ator por um filme.
Depois disso, ganhou mais um Oscar, com Melhor é Impossível, concorreu outras vezes, e fez seu último filme em 2010 – Como Você Sabe, com Reese Witherspoon. Ele estava programado de fazer seu retorno aos cinemas na versão americana do filme alemão Toni Erdmann, mas com a mudança do diretor, saiu do projeto. Jack fez 82 anos em abril.
Kim Basinger – Vicky Vale
Kim foi uma das mais belas atrizes de Hollywood. Depois de ser um Bond Girl – em Nunca Mais Outra Vez – ela conseguiu uma carreira de grande sucesso. Ficou muito famosa com o sucesso de Nove semanas e meia de Amor. Ela era a escolha inicial para o papel de Vicky Vale, o interesse romântico de Bruce Wayne. Mas problemas de agenda impossibilitaram as coisas. Sean Young (Blade Runner) foi contratada então. Só que numa cena onde Vicky está cavalgando, a atriz feriu a espinha, e teve que sair da produção. Foi então que finalmente, conseguiram Kim para o papel.
Depois ela conheceu Alec Baldwin no set de Uma Loura em Minha Vida, e os dois se casaram e tiveram uma filha, Ireland Baldwin. Ela ficou meio afastada do cinema, e só voltou em Los Angeles: Cidade Proibida, pelo qual ganhou o Oscar de coadjuvante. Entretanto, depois disso, os bons papéis começaram a rarear. Algumas exceções foram 8 Mile: Rua das ilusões, Sentinela, e Celular: Um Grito de Socorro. Recentemente, foi Helena em Cinquenta Tons mais Escuros.