Um escândalo às vésperas do lançamento de um filme pode trazer um grande problema para a produção e para o ator. Apesar de não ser o principal de Alice através do Espelho, muita gente está falando por aí que o escândalo por trás da separação de Johnny Depp (o Chapeleiro) é o grande responsável pelo aparente fracasso do filme nas bilheterias americanas e em alguns países da Europa. Alice… estreou por lá no primeiro grande feriado do verão, que vai até segunda-feira, batendo de frente com X-Men: Apocalipse. E, mesmo com o resultado de X-Men ficando cerca de 30 % abaixo do que o anterior , Dias de um Futuro Esquecido, ainda ficou bem a frente de Alice. Os números só serão fechados hoje, mas a expectativa é que X-Men fique em primeiro com 80 milhões nos Estados Unidos, enquanto Alice chegaria somente a 35 milhões, por volta de 70 % menos do que Alice no país das Maravilhas, de Tim Burton, que chegou a 116 milhões no fim de semana de estreia em 2010.
É difícil dizer o quanto a história de Depp, acusado por Amber Heard de tê-la agredido com um telefone celular no rosto, atrapalhou um bom resultado da bilheteria. Apesar de nada ter sido comprovado ainda, o pesadelo do ponto de vista de relações públicas continua. Amber mostrou fotos suas com marcas no rosto, a filha e a ex-mulher de Depp o defenderam publicamente assim como vários atores, há rumores de que ele teria ficado irado por causa de uma suspeita que Amber o estaria traindo com Cara Delevingne, que Amber teria montado esse circo para aparecer, que ele estaria fora de si por causa do uso de álcool e drogas. Ou seja, várias histórias, verdadeiras ou não, têm vindo à tona. Em teoria, significariam um grande problema para pais que pensavam em levar os filhos para assistir um filme considerado para a família.
Mas essa não é a primeira vez que acontece um escândalo bem a beira do lançamento de um filme nos cinemas. Lembro-me de duas histórias, que complicaram bastante a vida de seus astros. Em 1995, Hugh Grant estava em Hollywood promovendo seu último filme, Nove Meses, com Julianne Moore, quando acabou sendo achado com uma prostituta chamada Divine Brown. Ele acabou tendo que pagar uma multa e passar por um programa de reabilitação. Mas Hugh ficou uns 3 anos sem fazer nada de grande apelo, até conseguir um novo sucesso com Um Lugar chamado Notting Hill, ao lado de Julia Roberts.
Recentemente, um pouco depois do lançamento de seu filme, Branca de Neve e o Caçador, Kristen Stewart, que na época namorava com Robert Pattinson, foi fotografada aos beijos e amassos no meio da rua com o diretor do filme, Rupert Sanders, que era casado. O filme não sofreu, foi até um grande sucesso, mas Kristen e Rupert acabaram sendo deixados de fora da continuação, que acabou ficando sem sentido, sem Branca de Neve.
A carreira de Johnny Depp já andava em uma situação difícil, mas havia dado um sinal de recuperação com Aliança do Crime no ano passado. Com esse baque, acho que agora somente o capitão Jack Sparrow poderá salvá-lo no ano que vem, com Piratas do Caribe: Os Mortos não Contam Histórias.