Deserto Particular, o candidato do Brasil, ficou de fora do pré- finalistas ao Oscar de filme estrangeiro. Mas O Homem Ideal, representante da Alemanha, continua no páreo. O filme, com Dan Stevens, estreia nessa quinta nos cinemas, e posso dizer que se trata de uma história romântica surpreendente. Mas, na verdade, para mim, o mais surpreendente é que ele tenha chegado onde chegou.
A pergunta principal do filme é o que você faria se pudesse criar o seu par perfeito? Alguém criado para responder qualquer pensamento inconsciente ou consciente? A cientista Alma Felser (Maren Eggert) encara a situação com ceticismo. Ela fica relutante quando uma empresa lhe pede que avalie uma nova linha de ciborgues humanoides . Dessa forma eles poderão saber quais direitos deveriam ter . À primeira vista, Alma tem má vontade com o estudo. Mas quando o financiamento da pesquisa para seus estudos no Museu de Berlim fica por um fio, ela decide aceitar três semanas teste com Tom (Dan Stevens).
O que achei de O Homem Ideal?
O Homem Ideal já venceu o Urso de Prata na categoria de Melhor Atuação no Festival de Berlim 2021 e foi indicado na categoria Melhor Filme Europeu da 36ª Edição do Goya Awards 2022. Ele se baseia em um conto de Emma Braslavsky. Já aviso que não é uma comédia romântica como as que estamos acostumados. Pretende ser mais uma discussão filosófica sobre a condição humana. Mas, poderia ser mais curto e objetivo, como provavelmente é o conto. O caminho da história é claro, os dois vão se envolver mais profundamente.
De qualquer maneira, o filme tem bons momentos. Especialmente por causa dos dois bons atores. Foi Maren Eggert quem ganhou prêmio em Berlim. Mas, Dan Stevens é para mim quem mais brilha. Primeiro porque ele fala uma alemão perfeito (é fluente na língua). Ah sim, como o filme deixa claro, somente com um pequeno sotaque inglês. Afinal Alma gosta de homens estrangeiros, mas não muito exóticos. E Dan é um sonho. Tem um lado infantil, mas ao mesmo tempo, irresistível. Ele até deixa de certa forma todo o seu carisma e charme um pouco de lado. Mas faz com que toda mulher queira ter um Tom desses, rsrs. No final, O Homem Ideal é um filme que você vai gostar, se, claro, se deixar levar pelo tom meio frio da história. Mas, não seria um filme que eu imaginaria ganhando todos esses prêmios. Quanto ao Oscar, pode até ser que chegue aos finalista, mas até agora o filme japonês, Drive my Car , é o favorito.
Eloisa
23 de dezembro de 2021 às 10:21 pm
Já não vou ver depois da sua crítica- vou esperar chegar num streaming!!!! Ahahahaha
Eliane Munhoz
29 de dezembro de 2021 às 9:16 pm
Rsrs! Pode esperar!