Muita gente compara a série de livros Divergente a de Jogos Vorazes. Mas, apesar de terem em comum uma jovem heroína que tem que passar por exercícios de provação num futuro apocalíptico, as similaridades não vão muito além. Agora, com o lançamento do filme com o mesmo nome, vemos personagens mais bem delineados e é mais fácil acreditar neles. Além disso, o mocinho é bem mais bonito…
A ação se passa numa Chicago do futuro. As pessoas vivem atrás de cercas elétricas e são divididas em cinco facções. Os mais inteligentes são os Eruditos, os pacíficos fazem parte da Abnegação, os honestos defendem a Franqueza, os que buscam a paz fazem a parte da Amizade e os mais bravos pertencem a Audácia. Quando fazem 16 anos, os jovens tem que escolher qual pretendem seguir. E quando um deles escolhe uma facção diferente da que pertence é quase um escândalo. É o que acontece com Beatrice (Shailene Woodley), que desiste da Abnegação para uma vida de lutas dentro da Audácia.
Só que seus testes haviam sido inconclusivos. Ela é o que chamam de Divergente pois tem habilidade para seguir todas as facções. E por isso, é perigosa. Ninguém pode saber o resultado senão ela corre o risco de ser assassinada. Enquanto esconde seu segredo, Beatrice, agora chamada de Tris, começa seus treinos. São difíceis e competitivos mas é durante estes momentos que Beatrice/Tris conhece Quatro (Theo James) e logo os dois começam a se olhar de maneira diferente. Logo Tris descobre um plano para derrubar o governo e ela e Quatro tem que arrumar um jeito de impedir um extermínio.
No elenco, além dos dois jovens principais, está um grupo forte de coadjuvantes, começando com Kate Winslet como a ameaçadora Jeanine (ela estava grávida na época. Veja como os figurinos e as pastas escondem sua barriga). Ainda Ashley Judd e Tony Goldwyn como os pais de Tris, Ray Stevenson como Marcus, o canastrão Jai Courtenay como Eric e Maggie Q (da série Nikita) como a responsável pelo teste, Tori.
Shailene Woodley convence como a menina sem muita certeza de que fez a escolha certa e seus olhares apaixonado para Quatro são condizentes com a idade. Vale ressaltar que os dois tem uma excelente química. Os 145 minutos passam facilmente num ritmo fluente. No final, você fica esperando por mais ação. Ela, é claro, virá no próximo filme da saga, Insurgente, que será lançado em março do ano que vem. Semana passada foi anunciado que o terceiro livro da trilogia da autora Veronica Roth vai seguir os passos de Crepúsculo, Harry Potter e Jogos Vorazes. A adaptação para o cinema de Convergente será dividida em dois filmes, que estrearão respectivamente em março de 2016 e 2017.