Quando lançaram Missão Madrinha de Casamento (disponível na Lionsgate Plus) foi lançado, fez um enorme sucesso. Foi quando Hollywood descobriu que fazer aventuras cômicas completamente malucas – e desbocadas – de mulheres poderia ser um bom negócio. Entre os filmes do gênero, me lembro assim de primeira de Viagem das Garotas (Globoplay/Lionsgate Plus), e A Noite é Delas (Netflix). E agora está chegando aos cinemas nessa quinta Loucas em Apuros, que vai pelo mesmo caminho. Não sou grande fã do gênero – acho esse humor muito rasteiro – meio baixaria – um tanto incômodo. Mas sei que tem quem goste bastante.
Audrey (Ashley Park) e Lolo (Sherry Cola) são as melhores amigas desde pequenas. E quando Audrey vai para a China para fechar um grande negócio, ela convida a amiga. Só que o negócio não dá certo. E junto com Kat (Stephanie Hsu, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) e Deadeye (Sabrina Wu), elas saem numa viagem cheia de aventuras pela Ásia em busca da mãe biológica de uma delas. E durante esse passeio maluco, elas passam por diversos momentos de autodescoberta.
O que achei?
O filme tem tudo isso, mas o que a sinopse não revela são as baixarias que acontecem no meio do caminho. Lolo é totalmente desbocada, e há várias cenas que tem o claro objetivo de chocar – baixaria mesmo. O interessante é que Loucas em Apuros começa como uma comédia escrachada, mas lá pelo terço final do filme se transforma num drama sobre família como recuperar uma amizade. Parece que eram dois roteiros diferentes. Assim não atende nem que gosta desse tipo de comédia adulta – tipo um Se Beber não Case entre mulheres – , nem quem gosta de filmes sobre amizade feminina.
É a estreia na direção de uma roteirista de dois filmes que eu adoro, Podres de Ricos e Raya e o Último Dragão. Mas aqui Adele Lim perdeu a mão no roteiro (co-escrito com mais duas pessoas). E não teve um grande resultado como diretora. No fim, quem se destaca nessa história é a sempre charmosa Ashley Park, de Emily em Paris, que faz o papel principal. Minha sensação é que ela seria ótima fazendo qualquer coisa, como é o caso aqui. A, e se esquecer que Daniel Dae Kim (de Lost e Hawaii-5-0) aparece e desaparece numa sequência – fica o aviso para os fãs.