Vingança a Sangue-Frio é aquele filme que provocou todo um movimento contra Liam Neeson no mês passado. Para quem não sabe, ao fazer a divulgação do filme, que é sobre vingança, ele deu uma entrevista que complicou sua vida (você encontra mais detalhes aqui) . Muitas gente usou as redes sociais para dizer que nunca mais assistiria a um filme do ator. Aqui no Brasil, inclusive, mudaram a data de lançamento. Ele chega essa semana aos cinemas. E quer saber? Quem não for assistir por causa de um fato que ocorreu há 40 anos e do qual o ator se arrepende, vai perder um filme muito bom!
A história
O filme começa mostrando que Nels (Liam Neeson) é um tranquilo homem de família que trabalha como motorista de um removedor de neve numa pequena cidade. Só que ele vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seu filho é morto por um poderoso traficante de drogas. Impulsionado pelo desejo de vingança e sem nada para perder, ele vai fazer tudo o que for preciso para destruir o cartel. Paralelamente, também há uma investigação de uma policial (Emmy Rossum) e um outro cartel de drogas, que acaba envolvido na história.
A crítica
Ao ler a sinopse, você deve ter tido a impressão que é uma releitura de Busca Implacável, grande sucesso de Liam Neeson. Mas apesar da premissa similar, o filme é bem diferente. Especialmente pelo tom do filme, uma certa ironia, um certo “sarro” de certas situações. Lembra bastante Fargo, que também se passava no meio da neve. Aqui, entretanto, a policial (vivida com dureza por Emmy Rossum) não é a figura central, mas é também a mais próxima de desvendar a história. Por incrível que pareça, houve momentos em que percebi que estava rindo mais do que em muitas comédias que assisto.
Aos 66 anos, Liam já disse que esse será seu último filme de ação. Realmente, está um pouco mais complicado de acreditar nele fazendo tudo o que Nels faz. Há até piadas internas, se referindo a ele como velho. E ainda questionando se ele está cansado. Mas, o importante é levar tudo na piada, afinal, Liam sempre se sai bem.
Fotos de divulgação