É isso mesmo! A atriz que sacudiu Hollywood, já tem um Oscar na mão, duas franquias de grande sucesso e um jeito muito divertido em todas as suas entrevistas, está completando hoje (dia 15) 24 aninhos. Parece que ela já está por aí há tanto tempo não? Na verdade, sim. Jennifer começou sua carreira há 10 anos. Foi quando saiu de sua cidade natal, Louisville, no interior do Estados Unidos, para passar as férias em Nova York, onde conseguiu alguns trabalhos como modelo e até em comerciais. A família então se mudou para Los Angeles para que ela pudesse realmente investir na carreira. Em 2006, fez sua estreia como atriz num episódio da série Monk.
Várias participações se seguiram até que ela conseguiu um papel central numa série chamada The Bill Engvall Show, que durou três temporadas. Na mesma época , começou a chamar atenção com um filme interessantíssimo chamado The Poker House. Mas o sucesso veio com uma pequena produção independente chamada Inverno da Alma. Pessoalmente não gosto muito do filme, que acho longo e arrastado, mas a atuação de Jennifer conseguiu uma projeção inesperada para um filme com um orçamento mínimo. O engraçado é que ela havia sido inicialmente recusada para o papel principal “por ser muito bonita”. Determinada como sempre, Jennifer voou durante a noite inteira até Nova York e correu por 13 quadras para chegar até o escritório responsável pela escolha do elenco. Com o nariz escorrendo e o cabelo sujo, ela fez um novo teste e foi a escolhida. Com isso, aos 20 anos, recebeu sua primeira indicação ao Oscar como melhor atriz.
Antes de embarcar em sua primeira superprodução, Jennifer ainda foi dirigida por outra garota-prodígio, Jodie Foster, no filme que ela fez para o amigo, Mel Gibson num momento difícil de sua carreira, Um Novo Despertar. Era a preparação para assumir o papel de Mystique em X-Men: Primeira Classe, originalmente criado por Rebecca Romjim. O enorme sucesso foi seguido de outro. Ela foi escolhida para ser Katniss Everdeen, a heroína dos best-sellers da série Jogos Vorazes. Várias atrizes foram consideradas para o papel como Chloe Grace Moretz, Abigail Breslin, Hailee Stainfield, Lindsy Fonseca, Emma Roberts e até Shailene Woodley. Mas quando Jennifer foi escolhida, ela acabou desistindo de filmar Selvagens, de Oliver Stone. O papel acabou indo para Blake Lively.
Após participar do início de duas franquias de enorme sucesso, veio O Lado Bom da Vida – dirigido por David O. Russell – e seu Oscar de melhor atriz. Ela se tornou a segunda atriz mais jovem a ganhar o prêmio na categoria (Marlee Matlin ganhou com 21). Este ano ela já teve dois grande triunfos. Primeiro, uma nova indicação ao Oscar, desta vez como coadjuvante, pelo ótimo Trapaça, novamente dirigida por Russell. E logo depois, quando seu personagem em X- Men: Dias de um Futuro Esquecido virou praticamente o protagonista do filme, ao lado do Wolverine, de Hugh Jackman.
Em novembro, mais uma aventura de Katniss Everdeen chega aos cinemas- Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1 – para com certeza explodir na bilheteria novamente. Só que ela não pára por aí (como essa menina trabalha!). De agora até 2016, outros quatro filmes da atriz vão estrear nos cinemas. A última parte de Jogos Vorazes, o drama Serena ( repetindo o par romântico de O Lado Bom da Vida com Bradley Cooper), mais um X-Men e um novo filme dirigido por Russell chamado Joy.
Ufa! Parabéns pra ela!
Liliane Coelho
17 de agosto de 2014 às 12:19 am
Acredite em mim, quando a vi em “Inverno da Alma” pensei “nossa, algum produtor precisa achar essa menina”. Até então, ela não conseguiu repetir a mesma força e sobriedade de sua atuação nesse pequeno grande filme independente, apesar dos ótimos momentos nos X-Men e nas parcerias com O. Russel, mas continua talentosa e linda. Acho que ela fará mesmo uma bela carreira.