Em minha opinião, ela é a melhor atriz em atividade hoje no cinema americano (seguida de perto por Julianne Moore). Sabe como ninguém imprimir força e principalmente emoção em todos os papéis que faz. Hoje (5), Kate Winslet completa 39 anos. É vencedora de vários prêmios. Uma das poucas que já ganhou todos os principais de cinema por uma mesma atuação: Oscar, Globo de Ouro, SAG´s, Critics Choice e BAFTA (por O Leitor). Também ganhou outros diversos prêmios, como por exemplo o Emmy, por sua inesquecível mãe de Mildred Pierce.
Com uma carreira de quase 15 anos e três filhos, ela não pára. Este anos dois de seus filmes estrearam por aqui nos cinemas: o lindo Refém da Paixão e Divergente (ambos já disponíveis em DVD/Blu-Ray). Vale conhecer os dois, que tem interpretações muito diferentes de Kate. A sequencia de Divergente, Insurgente, onde ela faz a vilã Jeanine, vai estrear nos cinemas por aqui em março do ano que vem.
Difícil escolher meus momentos preferidos de Kate no cinema. Escolhi três deles, mas doeu no coração deixar de fora trabalhos como Pecados Íntimos (adoro!), Iris, O Leitor, Refém da Paixão e o próprio Titanic.
Razão e Sensibilidade (1995)
Como a voluntariosa e linda Marianne Dashwood, Kate ganhou sua primeira indicação ao Oscar com o filme baseado na obra de Jane Austen. Um personagem marcante que a atriz agarrou com unhas e dentes. Não foi seu primeiro filme (foi Almas Gêmeas, de 1994), mas a apresentou não só para o público como para a crítica em grande estilo. É impagável a cena em que ela percebe que Willoughby (Greg Wise, que se casou na vida real com Emma Thompson), o homem de seus sonhos, era um canalha.
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
Que bela história de amor que deu personagens inesquecíveis tanto para Kate como para Jim Carrey, que funciona tão bem em dramas. Eles fazem um casal, que depois que sua relação começa a ficar difícil, resolve apagar suas memórias um do outro. Mas nada é assim tão fácil. O filme deu mais uma indicação para o Oscar para Kate. É também sua atuação preferida, como ela declarou à revista Empire.
O Amor não Tira Férias (2006)
Pena que Kate faça tão poucas comédias. Ela é tão boa! Impossível não adorar a doce Iris, que troca de casa com Amanda (Cameron Diaz) por um tempo. As duas vão se divertir, aprender muito sobre si mesmas e, é claro, vão descobrir o amor. Como não rir junto com Iris quando ela chega a casa de Amanda e descobre que é uma mansão de Beverly Hills?
Este é um dos filmes que o canal Telecine Touch escolheu para homenagear o aniversário de Kate numa sessão dupla que começa hoje(5) às 19.30 horas. O outro é Foi Apenas um Sonho, no qual ela atua com seu parceiro de Titanic e grande amigo, Leonardo DiCaprio. Bom programa, afinal Kate sempre é o máximo!
Liliane Coelho
5 de outubro de 2014 às 9:51 pm
Kate é ótima! Meu filme preferido com ela é Brilho Eterno…, mas minha atuação favorita dela é em O Leitor, que lhe deu merecida chuva de prêmios. Aquelas cenas de tribunal são o máximo!