Michael Mann é um aficionado por corrida de carros. Já tinha produzido o ótimo Ford vs Ferrari ( disponível no Star Plus) . E ficou 30 anos tentando viabilizar Ferrari, que estreia nesta quinta nos cinemas. O filme conta uma parte da vida de Enzo Ferrari, o fundador da marca que virou sinônimo de carro de luxo e de corridas.
Ferrari se concentra no período durante o verão de 1957. A falência paira sobre a empresa que Enzo Ferrari e sua esposa Laura construíram dez anos antes. Ele decide apostar tudo na icônica Mille Miglia, uma corrida automobilística de longa distância pela Itália. No processo, Enzo redefiniu a ideia do carro esportivo italiano de alto desempenho.
O que achei?
Claro que há cenas ótimas de corridas, com os mais diversos posicionamentos de câmera. A melhor delas é um acidente que ocorre durante a Mille Miglia. É fantástica. O filme mostra bem como Enzo era um homem extremamente determinado, que transmitia sua paixão pelas pistas para todos que trabalhavam com ele. Mas, além do profissional fora do comum, há grande destaque na história para o homem. Especialmente suas perdas, e sua vida dividida entre a casa da esposa e da amante, com quem tem um filho. Mas, com suas 2h10 de duração, Ferrari demora um pouco para começar- chega a ser até cansativo. Depois da primeira meia hora, a coisa engrena. E a história pessoal de Enzo – especialmente com suas duas mulheres – é beeemm interessante.
O elenco
É curioso perceber como mais uma vez (depois de Casa Gucci), Adam Driver faz um grande nome italiano. E ele se sai bem, consegue passar a grandeza e determinação de Enzo Ferrari. Como curiosidade, o papel seria originalmente de Christian Bale, e depois de Hugh Jackman (será que eles seriam melhores?). Mas o grande destaque é Penelope Cruz , como Laura, esposa de Enzo. Ela concorre ao SAG Awards, e ficou absurdamente fora da lista final do Oscar. Talvez seja sua melhor atuação da carreira.
O filme ainda há outras curiosidades. Uma é a presença Sarah Gadon (da 3ª temporada de True Detective) como a atriz Linda Christian. Linda era um atriz famosa que se separou de Tyrone Power para se tornar a namorada de Alfonso de Portago. Este é feito pelo brasileiro Gabriel Leone. É um personagem de grande destaque na história, e Gabriel se sai muito bem. Com certeza vai mudar os rumos da carreira dele. Shailene Woodley, como a amante de Enzo, está visivelmente num outro mundo, rsrs. Quando ela fala que é italiana, dá pra dar risada. Outros destaques do elenco são a atriz italiana Daniela Piperno como a mãe de Enzo, e Jack O’Connell e Patrick Dempsey como outros pilotos da Ferrari.
E ainda…
Uma das coisas que me incomodam em produções em que atores americanos é essa inclusão do sotaque local. Ou seja, Adam Driver fala inglês com um sotaque italiano. Acho tão estranho. Isso também acontecia em Casa Gucci, e também acontece na série The New Look da Apple TV Plus, onde Ben Mendelsohn tem um sotaque francês mais carregado do que a nativa Juliette Binoche, rsrs. Acho isso tão exagerado…