Eu adoro livros. Adoro entrar numa livraria e pesquisar títulos, conhecer novos autores. Apesar de ser consumidora de E-Books, ainda adoro virar as páginas de um livro antigo. Vários filmes já mostraram esse amor de pessoas por livros e livrarias. Seja o clássico Nunca Te Vi… Sempre Te Amei, passando por Farenheit 451. Ou ainda Miss Potter, com Renee Zellweger (choro muito nesse filme), Amor e Inocência e Mensagem pra Você, só para citar alguns. Só que nenhum desses está disponível na Netflix. Então, selecionei aqui 5 filmes que mostram o amor de seus personagens por livros que estão disponíveis no serviço. Se você também é assim, com certeza vai gostar também.
A Livraria
Uma mulher (Emily Mortimer) recém-chegada em uma pacata cidade da Inglaterra no final dos anos 50 decide abrir uma livraria. Só que a conservadora comunidade local, não gosta muito disso, e passa a se opor tanto a ela quanto ao seu negócio, obrigando-a lutar por seu direito de estar ali. Baseado no livro de Penelope Fitzgerald, o filme ganhou três prêmios Goya: Filme, direção (Izabel Coixet) e roteiro adaptado. A narração é de Julie Christie, que foi a estrela de Farenheit 451.
A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Baseado no livro de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows que foi publicado em 2008, começa contando como Juliet Ashton (Lily James, ótima como sempre) uma escritora conhecida, e Dawsey Adams (Michiel Huisman) começaram a se corresponder por carta logo após a guerra, falando sobre seu amor por livros, experiências de vida e também sobre um clube do livro local chamado A Sociedade Literária de Guernsey e a Torta de Casca de Batata. As histórias conquistam Juliet, que resolve escrever sobre eles. Ela vai então até a ilha de Guernsey, localizada no Canal da Mancha, e que havia sido ocupada pelos nazistas, deixando para trás até mesmo seu lindo noivo apaixonado em Londres. O filme mostra como essa jornada, conhecendo cada um dos membros do clube, vai mudar a vida de todos.
A Garota do Livro
Alice Harvey (Emily VanCamp, em sua melhor atuação) é a assistente de uma editora de livros, que sonha em ser escritora. Filha de um poderoso agente literário de Nova York, ela vai ser obrigada a enfrentar dolorosos acontecimentos de seu passado. Isso porque ela foi convidada para trabalhar no lançamento de um livro de Milan Daneker (Michael Nyqvist, também ótimo), que teve um papel importante em sua vida. A história tem momentos perturbadores, sobre como o escritor domina o corpo e as emoções da menina. Uma denúncia importante ao mesmo tempo em que mostra “os piores pais do mundo”, que se comportam de maneira absurda! Uma curiosidade: a mãe é Talia Balsam , atriz que foi casada com George Clooney lá pelos anos 80/90.
O Menino que descobriu o vento
Baseado no livro de memórias escrito por William Kamkwamba e Bryan Mealer, o filme mostra a história de um jovem do malawi que está sempre em busca de conhecimento.Um dia, cansado de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades, ele começa a pesquisar para desenvolver uma inovadora turbina de vento. Chiwetel Ejiofor esta no elenco e também é o diretor e roteirista. Tente não se emocionar!!
Mary Shelley
O filme conta a vida da jovem Mary (Elle Fanning) no início dos anos 1800, aos 16 anos. Ela é filha de um casal de escritores famosos. Também adora escrever e trabalhar na livraria de seu pai, que está casado pela segunda vez. Durante uma visita à Escócia, ela conhece o poeta Percy Shelley (Douglas Booth), e os dois se interessam um pelo outro logo de início. De volta a Londres, ela se surpreende ao ver que Percy está lá também e que começou a trabalhar com seu pai. Só que um acontecimento faz com que os dois resolvam fugir juntos, e comecem a viver uma vida muito diferente daquela que todos poderiam esperar.