Em 2009, tive a oportunidade de assistir o musical A Little Night Music na Broadway. A montagem tinha Catherine Zeta Jones e Angela Lansbury no elenco. Durante todo o espetáculo, Angela Lansbury estava numa cadeira de rodas. Ela já estava com 84 anos na ocasião, portanto achei bem natural. Entretanto, quando os atores vieram ao palco para agradecer os aplausos ao final, ela se levantou da cadeira, e foi dançando agradecer aos presentes. É claro que a audiência enlouqueceu – e aquilo me emocionou muito. Angela Lansbury, que faleceu hoje aos 96 anos, foi uma grande atriz premiada. Teve uma carreira prolífica no teatro, cinema e televisão. Talvez os mais jovens se lembrem dela como a voz original da Sra. Potts no desenho clássico de A Bela e a Fera.
Angela começou sua carreira no cinema em 1944, no clássico À meia-luz, com Ingrid Bergman Apple TV para aluguel e compra). Fez diversos outros filmes que se tornaram clássicos. É o caso de O retrato de Dorian Gray, Sansão e Dalila (Globoplay), e Quando as Nuvens Passam (disponível no Looke). Nos anos 50, fez muitos teleteatros na TV americana. Já nos anos 60, voltou ao cinema em papéis mais maduros. São desse tempo Sob o Domínio do Mal e A maior História de Todos os tempos. Em 1971, ela teve um grande sucesso no cinema com Se Minha Cama Voasse, que está no Disney plus.
Anos 80 e além…
Mas nos anos 80, Angela encontrou um enorme sucesso na TV. Foi a série Murder She Wrote (infelizmente indisponível no streaming por aqui). A série teve 12 temporadas. Angela ganhou 4 vezes o Globo de Ouro por sua atuação como Jessica Fletcher, uma senhora escritora que adora investigar crimes reais.
Mas nos anos 2000, ela retornou com mais força para sua carreira no cinema e à TV, após a morte de seu marido Peter Shaw, com quem ficou casada por 54 anos. É dessa época Nanny McPhee – A Babá Encantada (Netflix/ Globoplay), onde ela fez o papel de Tia Adelaide. Também esteve em Os Pinguins do Papai (Disney plus), na minissérie Adoráveis Mulheres (Globoplay) e recentemente em O Retorno de Mary Poppins (Disney plus).
Os prêmios
Angela ganhou cinco Tony’s. Mame (1966), Dear World (1969), Gypsy (1975), Sweeney Todd (1979), e Blithe Spirit (2009). Concorreu três vezes ao Oscar como atriz coadjuvante. Em 1944 (À meia-Luz), 1946 (O Retrato de Dorian Gray) e 1963 (Sob o Domínio do mal). Ganhou um finalmente um Oscar especial por sua carreira em 2014. Também recebeu outros prêmios por sua carreira no SAG’s (1997) e no BAFTA (1991). Também recebeu a medalha de Honra do Kennedy Center no ano 2000. Bill Clinton e todos nós a aplaudimos de pé.