Talvez você tenha assistido o filme dinamarquês Não Fale o Mal, que atualmente está indisponível no streaming. Como vários casos que gente conhece, Hollywood resolveu fazer a sua versão da história. Eu não assisti o filme dinamarquês de 2022, mas já vi o filme americano, que tem o mesmo título, que estreia nessa quinta nos cinemas. É um filme tenso, talvez um pouco mais longo do que deveria, mas que tem James McAvoy em plena forma. Vale ver.
Uma família americana que mora em Londres está de férias na Itália conhece uma família inglesa. Num primeiro momento , eles parecem estranhos. Mas Louise Dalton (Mackenzie Davis) percebe que seu marido Ben (Scoot McNairy) deseja aceitar um convite para passar um final de semana em sua casa de campo. Inicialmente, tudo parece que será uma pausa tranquila. No entanto, o que deveria ser um fim de semana relaxante logo se transforma em um pesadelo sombrio. Os anfitriões, Paddy (James McAvoy) e Ciara (Aisling Franciosi), começam a agir de forma estranha. E, aos poucos, vão revelando uma violência perturbadora e traços de maldade sobrenatural. Ben e Louise , se veem presos em um jogo sinistro do qual desconhecem as regras. E sem saber como escapar da situação cada vez mais aterrorizante.
O que achei?
Sempre digo que essas pessoas que se metem em situações que claramente são perigosas nos filmes nunca assistiram um filme de suspense, rsrs. É o caso do casal feito por Mackenzie Davis e Scoot McNairy (que fizeram juntos a série Halt and Catch Fire). Eu nem teria ido passar o fim de semana na casa daquelas pessoas esquisitas – e teria dado meia volta quando visse a roupa de cama suja, rsrs. Mas o diretor James Watkins, especialista em filmes de terror consegue construir um crescendo cada vez mais assustador na história.
O personagem de Scoot é enervante, assim como o fato que a garotinha sempre perde o coelhinho, rsrs. Mas com sua experiência em filmes de ação, Mackenzie Davis resolve boa parte das situações. Ouvi dizer que a parte final do filme dinamarquês é diferente – aqui é pura violência. Vai deixar você tenso com certeza. Tem também muito de slasher movie, com muito sangue – então prepare-se.
Mas há dois grandes destaques. O primeiro é o garotinho mudo Ant (Dan Hough, sensacional). Há várias cenas ótimas quando ele tenta mostrar que há algo errado na casa. E, claro, McAvoy, sempre ótimo, mas ainda mais quando é um vilão. É só lembrar de Fragmentado. Aqui, ele está assustador ! E o filme ganha pontos com isso – vale ver!