Eu adoro filmes e séries de zumbis coreanos. Rsrs! Eles são sempre nervosos, rápidos, e mais assustadores. Filmes como Invasão Zumbi e a série Kingdom (ambos disponíveis na Netflix) estão entre os melhores que já vi no gênero. Mas, não tive a oportunidade de assistir a série The Cursed, que também está na Netflix. De qualquer maneira, não tive problema para assistir A Maldição – Despertar dos Mortos, que estreia nessa quinta nos cinemas. O filme é um spinoff da série. E tem bons momentos.
Há várias referências a coisas que imagino que aconteceram na série. Mas isso não atrapalha o entendimento. A Maldição – Despertar dos Mortos mostra uma série de assassinatos cometidos por mortos-vivos. No primeiro caso, o corpo de um suspeito é encontrado ao lado da vítima na cena do crime. Só que a polícia descobre que o cadáver morreu há três meses. Enquanto isso, a jornalista Lim Jin-hee recebe uma ligação misteriosa de um homem que afirma ser o responsável pelo assassinato. Ele avisa que mais três assassinatos estão por vir. E que esses crimes serão executados por cadáveres reanimados, os Jaechaui. No dia do primeiro assassinato anunciado, a polícia está apostos para capturar o assassino. Só que ela é surpreendida por um ataque de um exército Jaechaui. Quem está por trás de tudo isso e qual o motivo?
O que achei?
O argumento pode parece cliché – novamente a culpa é da indústria farmacêutica. Mas a forma como a história é contada é bem diferente e interessante. O roteirista Yeon Sang-ho também escreveu o ótimo Invasão Zumbi(2016) e o péssimo Invasão Zumbi 2: Península (2020). Aqui ele fica num meio termo. O ataque dos zumbis em conjunto é assustador. Já a cena da perseguição, especialmente no túnel é muito bem feita. É um daqueles filmes que você nem vai lembrar daqui a algum tempo. Mas com certeza, vai sair do cinema pensando que foi uma experiência divertida. Afinal, tem suspense, ação, bruxaria. Me deu vontade de ver a série da Netflix. Esse pessoal da Coréia sabe mesmo fazer conteúdo de zumbis!