Sou fã dos filmes de Woody Allen. Para aqueles que decidiram cancelá-lo, só lembro que nada foi efetivamente comprovado contra ele sobre a questão da filha. Vi praticamente todos os seus filmes, e adorei o penúltimo, Um Dia de Chuva em Nova York. E agora chega O Festival do Amor, que vai estrear nessa quinta nos cinemas. É interessante, uma nova homenagem ao cinema, mas tem seus probleminhas. É um Woody Allen mediano. Mas é bom ressaltar que ainda assim é melhor do que 90 % dos filmes que estreiam por aí.
Mort Rifkin (Wallace Shawn) é um estudioso e professor de cinema, que quer escrever um livro. Ele e sua esposa Sue (Gina Gershon) viajam para a Espanha para acompanhar o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. Ela é uma relações públicas que vai trabalhar com um jovem diretor francês (Louis Garrel). Só que enquanto estão na cidade, Mort passa a desconfiar que Sue pode estar tendo um caso com esse atraente francês.
O que achei de O Festival do Amor?
Mort é um personagem clássico de Woody Allen. Um homem de meia-idade, que adora cinema. Tem suas neuroses, e lida com situações de infidelidade. E aí vem o problema do filme. talvez há uns 20 anos, Wallace Shawn pudesse ter feito esse papel com maestria. Entretanto, aos 75 anos, é claro que ele não funciona. Não tem charme, nem consegue andar direito. A química com Gina Gershon é inexistente. E é uma pena, já que ela está ótima. Ele acaba sendo o problema do filme já que é quase impossível acreditar nas situações pelas quais ele passa.
Mas, entretanto, o filme tem ideias ótimas. Como fã de cinema que é, Mort vai imaginando/sonhando situações em que revive momentos de seus filmes favoritos. Isso inclui a recriação de cenas de produções de Buñuel, Welles, Godard, e, claro, Ingmar Bergman, entre outros. A participação de O Sétimo Selo, com uma aparição especial de Christoph Waltz, é sensacional! Para todos aqueles que continuam a ser fãs da obra de Woody Allen, mesmo sendo mediano, O Festival do Amor é imperdível.
Eloisa
4 de janeiro de 2022 às 9:48 pm
Eu concordo com vc em gênero número e grau!! Não sei se acredito na história da filha!!! Então consigo separar as coisas!!! Ele é gênio, não perco nenhum filme dele!!! Certamente ele deve ter dificuldade em contratar atores, por isso a opção de Wallace Shawn!!! Que tenho aflição dele!!! Rsrsrs