O diretor francês mais conhecido do grande público por seu filme A Gaiola das Loucas , morreu ontem em Paris. Ele tinha 85 anos.
O presidente francês François Hollande enviou um comunicado dando condolências a família do diretor. Ressaltou que “Molinaro era grande e original. Ele conquistou a admiração do público e daqueles que o conheciam ao mesmo tempo”
A carreira de Molinaro começou com curtas e documentários após o fim da segunda guerra mundial. Dirigiu seu primeiro longa, Perversidade Satânica, com Jeanne Moreau, em 1958. Fez diversos filmes até aquele pelo qual ficou conhecido mundialmente, a versão francesa de A Gaiola das Loucas , com Ugo Tognazzi e Michel Serrault. Uma comédia brilhante e divertida de 1978. O filme foi refeito em 1996 numa versão americana com Robin Williams e Nathan Lane, dirigido por Mike Nichols. Mas faltavam a pimenta e as risadas do original.
Molinaro ainda dirigiu uma sequencia, A Gaiola das Loucas 2, de 1980, mas sem o mesmo resultado brilhante. Seu último trabalho foi na série francesa Le Tuteur . Dirigiu cinco episódios entre 2005 a 2008.