Estrangeiros que chegam a Paris dispostos a mudar de vida já foram tema de diversos filmes e séries. Desde Ninotchka, com Greta Garbo, passando por Quando Paris Alucina, com Audrey Hepburn. E claro, minha série querida, Emily em Paris, cuja terceira temporada vai estrear em dezembro. E também tem um filme que está estreando hoje nos cinemas num lançamento quase “secreto”, rs! É Sra. Harris vai a Paris, que é um filme delicado e deslumbrante, especialmente para aqueles que gostam da história da moda.
Tudo se passa na década de 1950. Em Londres, a empregada doméstica viúva, Sra. Ada Harris (Lesley Manville, de The Crown) se apaixona por um vestido de alta costura da Dior. Por esse motivo, ela decide que precisa desesperadamente ter um vestido igual e passa a fazer de tudo para economizar o dinheiro para comprá-lo. Depois de receber repentinamente uma pensão de viúva de guerra, ela viaja para Paris para fazê-lo. É quando se depara com uma exibição da coleção de 10 anos da Dior. Lá faz amizade com André, o contador da Dior, e com Natasha, uma modelo da casa. No entanto, a diretora da Dior, Claudine, se ressente da intrusão de Ada no mundo exclusivo da alta costura.
O que achei?
Assisti ao filme no avião, então é impossível falar sobre a fotografia. Entretanto a direção de arte, os figurinos são simplesmente sensacionais. A história, tocante e doce, também conquista. Especialmente pela atuação fantástica de Lesley Manville (também produtora) no papel principal. Ela consegue passar todas as informações e sensações somente com o olhar. E quando vê o vestido de Dior de uma patroa, sabemos que ali está o momento que vai mudar sua vida. Adoro esse tipo de filme !
Sra. Harris vai a Paris se baseia em um livro publicado ainda nos anos 50, de autoria de Paul Gallico. Acompanha com encantamento toda a descoberta da faxineira. É quase uma história de Cinderela. E também todos que cruzam seu caminho. Há participações ótimas de Isabelle Huppert ( fazendo ela mesma, como sempre) e do lindinho Lucas Bravo, o Gabriel de Emily em Paris. Isso sem contar Jason Isaacs e Lambert Wilson, ambos sempre charmosos. No final, esqueça os possíveis detalhes logísticos e plausíveis. No final, é uma fábula, com todos os detalhes possíveis de Cinderela. Duvido que você não se emocione com a entrada da Sra. Harris no baile. E depois vai ficar com um sorriso no rosto ao final.
A outra Sra. Harris
Como curiosidade, houve uma outra versão anterior, um filme feito para a TV de 1992, baseado na mesma história. Foi lançado com o título de Um Sonho em Paris. Tinha Angela Lansbury no papel principal, e ainda Diana Rigg e Omar Shariff. O figurino chegou a ganhar uma indicação para o Emmy. Nunca vi, mas fiquei com vontade.