Pode ser que hoje em dia muita gente não conheça o nome de Burt Bacharach. Mas ela foi um dos maiores compositores da música popular americana do século 20. Ganhou seis Grammys, e três Oscars. Também ganhou um Emmy por um especial de TV sobre seu trabalho, em 1971. E concorreu ao Tony pelo musical Promises, Promises, que eu tive o prazer de ver na Broadway. As músicas de Burt Bacharach tem uma qualidade e uma bossa inconfundíveis. O mundo perdeu muito de seu charme com sua morte hoje (9), de causas naturais, aos 94 anos.
A música de Burt Bacharach
Em 1957 ele teve seu primeiro sucesso com Magic Moments na voz de Perry Como. Depois trabalhou com Marlene Dietrich( e namorou com ela também). Logo começaram a acontecer grandes sucessos em parceria com o letrista Hal David. Ambos tiveram uma associação com Dionne Warwick que vendeu milhões de discos. São dessa época Walk on By, I Say a Little Prayer, Message to Michael, Do You Know the Way to San Jose. E claro, I’ll Never Fall in Love Again, do filme Alfie. de 1968. Recentemente, Lily Collins cantou a música tema de Alfie na terceira temporada de Emily em Paris.
Na vida pessoal, Burt foi casado com Angie Dickinson e com Carole Bayer-Sager. Fez várias aparições em cinema, como em Austin Powers – Um Agente nada Discreto, numa sequência deliciosa.
Mas, é claro que é impossível não pensar em sua trilha mais famosa, a de Butch Cassidy. A trilha e a canção ganharam o Oscar. É inesquecível!
Seu terceiro Oscar é de 1982, com o Tema de Arthur, de Arthur – O Milionário Sedutor. Linda!
Mas a primeira indicação de Burt ao Oscar veio com What’s New Pussycat?, de O que é que há Gatinha, de 1966. Virou um dos maiores sucessos de Tom Jones.
Um de meus momentos preferidos da música de Burt no cinema – e um dos mais divertidos – é de O casamento do meu Melhor Amigo. A música é I Say a Little Prayer.
Burt também teve uma parceria bem sucedida com Elvis Costello. A música I still have that other girl ganhou o Grammy de Melhor colaboração em música pop.
E no final…
E claro, não poderia terminar de outra maneira essa pequena homenagem do que com Burt e Dionne Warwick juntos num especial. É longo, tem 10 minutos, e é sensacional. Obrigada por tantas músicas sensacionais, Burt!