Há muito tempo que tinha curiosidade de ver O Orfanato. É um filme de 2007, produzido por Guillermo Del Toro. Quando foi exibido no festival de Cannes, teve 10 minutos de aplausos de pé. Mas por uma razão ou outra, acabei perdendo. Ele agora está disponível na Netflix, e eu finalmente o assisti na noite passada. É um filme estranho. Há alguns momentos em que é difícil saber o que é real ou não. Mas o final é brilhante.
O filme é a história de Laura (Belén Rueda), que cresceu em um orfanato. Após seu casamento, ela adota o pequeno Simón. Os três passam a morar na antiga casa que servia de orfanato para Laura. Só que Simón desaparece misteriosamente, e Laura começa a ouvir vozes. Ela acredita que podem ser vozes de espíritos. E estes são os únicos que podem ajudá-la a encontrar seu filho.
É interessante ver que apesar de ser uma história de fantasmas, há poucos sustos. Mas há um clima gótico, assustador, e triste todo o tempo. Essa é uma característica do cinema de Guillermo Del Toro. Ele ganhou o Oscar por A Forma da Água (não disponível atualmente no streaming). Mas há vários outros exemplos do cinema de Del Toro, que podem ser vistos no streaming. E sempre fascinam com seu clima de fantasia, de um universo fantástico. Gosto muito! Veja a minha listinha:
O Labirinto do Fauno – Now
Espanha, 1944. Um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá encontra seu novo padrasto, um oficial fascista. Solitária, a menina logo faz amizade com Mercedes (Maribel Verdú). Esta é a jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Um dia, durante um passeio pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto. Lá todo um mundo de fantasias se abre, trazendo consequências para todos à sua volta.
Círculo de Fogo – HBO Max
Várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar. Isso dá início a uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers. Cada um deles é controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto. Ele será comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi).
Hellboy – Paramount Plus
Meu filme preferido de Guillermo Del Toro como diretor. Já perto do fim da 2ª Guerra Mundial, os nazistas fazem experiências na tentativa de invocar forças ocultas. Um deste rituais é interrompido pelas forças aliadas. Os soldados encontram um garoto com aparência de demônio e a mão direita feita de pedra. O menino passa a ser chamado de Hellboy e é levado pelos Aliados. Sessenta anos depois, Hellboy agora luta pelo bem. E quando um estranho fenômeno, possivelmente sobrenatural, acontece, ele tem que agir.
Festa no Céu – Disney Plus
Adorável desenho dirigido por Del Toro. Manolo, Maria e Joaquim são amigos desde a infância. Suas vidas tomaram rumos diferentes. Maria foi para Europa, Joaquim ingressou na vida militar e Manolo se dedicou para ser toureiro,. Mas uma coisa continuou igual: os dois ainda são apaixonados por Maria. E num determinado momento, Manolo viaja em mundos fantástico. E enfrenta seus maiores medos por seu amor.
Mutação – Now
Em Nova York uma epidemia disseminada por baratas mata milhares de crianças. Nada parece conseguir erradicar a peste. Susan Tyler (Mira Sorvino), uma cientista, cria uma mutação genética que, se colocada junto a outras baratas, elimina a praga. Após três anos, Susan constata que as baratas modificadas, que deveriam durar apenas uma geração, continuam se reproduzindo. Elas são do tamanho de um ser humano e se tornaram basicamente carnívoras. Assim, acompanhada de um pequeno grupo, ela desce nos subterrâneos da cidade. E vai tentar deter os gigantescos insetos, antes que criem colônias por toda a metrópole.