É claro que eu não vi todos os filmes que foram lançados. Mas vi muita coisa boa este ano. Entre os filmes brasileiros, por exemplo, é claro que o grande destaque é Ainda Estou Aqui (disponível nos cinemas). Também achei muitos simpáticos Meu sangue Ferve por Você (Netflix) e Evidências do Amor (MAX). Mas é claro que também teve muita coisa ruim…
Os Piores
Eu simplesmente achei péssimos os seguintes: O Cara da Piscina (Prime Video), um desperdício de Chris Pine, e O Exorcismo, mais um desperdício de Russell Crowe (disponível para aluguel ou compra). Sem esquecer a terrível refilmagem O Salário do Medo (Netflix) e o terror A Primeira Profecia (Disney Plus) – horror mesmo, rsrs. E, muita gente vai estranhar, mas eu não consegui embarcar em Eu, Capitão (disponível para aluguel/compra), que foi até indicado ao Oscar.
Os melhores
Eu separei aqui os 15 filmes que vi e que mais gostei. Provavelmente muitos vão estranhar algumas de minhas escolhas, rs, mas eu adorei todos. Ficam aqui também os meus destaques entre as atuações. É o caso de Emma Stone em Pobres Criaturas, Demi Moore muito corajosa em A Substância, e Chris Hemsworth em Furiosa, ele é sempre ótimo, e aqui está sensacional . Fica aqui também a menção honrosa para O Dublê, que me levou de volta à minha adolescência quando assistia a série Duro na Queda!
15 – Pequenas Cartas Obscenas – MAX
O filme se baseia em uma história real mais estranha que a ficção. Pequenas Cartas Obscenas segue duas vizinhas: a profundamente conservadora Edith Swan (Olivia Colman) e a desordeira imigrante irlandesa Rose Gooding (Jessie Buckley). Quando Edith e outros vizinhos começam a receber cartas maldosas, cheias de palavrões involuntariamente hilários, a desbocada Rose é acusada do crime. As cartas anônimas provocam uma comoção nacional, e um julgamento é iniciado. No entanto, à medida que as mulheres da cidade – lideradas pela policial Gladys Moss (Anjana Vasan) – começam a investigar o crime por conta própria, elas suspeitam que há algo errado, e que a culpada não é Rose. A história é muito divertida e as atrizes estão sensacionais.
14 – Instinto Materno – Telecine (Globoplay)
A história muda de um melodrama na primeira parte, para o suspense na segunda. Tudo funciona perfeitamente – especialmente a tensão crescente. Só que é claro que tudo fica melhor quando você conta com atrizes do talento de Anne Hathaway e Jessica Chastain – e as duas estão incríveis. O filme se baseia no romance de Barbara Abel. Se passa no início dos anos 1960, seguindo a história das melhores amigas e vizinhas Alice (Jessica Chastain) e Celine (Anne Hathaway). Elas vivem um estilo de vida tradicional, sendo típicas donas de casa com a vida perfeita. Tem uma casa com gramados bem cuidados, maridos bem-sucedidos e filhos da mesma idade. No entanto, a vida aparentemente perfeita e harmônica é tragicamente interrompida após um acidente marcar as duas famílias de forma inesperada. Quando sentimentos de culpa, suspeitas e estranhas paranoias surgem, uma nova revelação vem à tona.
13 – Um Lugar Silencioso: Dia 1 – Paramount Plus
O Dia Um é um prelúdio do primeiro Um Lugar Silencioso de 2018, mostrando a chegada dos alienígenas à Terra (claro, em Nova York). Agora a principal personagem é Sam (Lupita Nyong’o). Sam está doente, em tratamento num lugar fora da cidade. Mas concorda em ir com outros doentes para assistir um show de marionetes acompanhados do enfermeiro (Alex Wolff praticamente irreconhecível). É nesse momento que ela testemunha a chegada das criaturas no planeta Terra e o consequente massacre. Ela e seu gatinho lindo vão tentar sobreviver ao ataque, e seu caminho vai cruzar com outro sobrevivente, Eric (Joseph Quinn). O filme mantém o suspense nervoso que era uma constante no primeiro filme.
12 – Deadpool e Wolverine – Disney plus
Wade Wilson/ Deadpool está num momento difícil. Ele e Vanessa (Morena Baccarin) se separaram, e Wade não sabe qual caminho seguir. Afinal, ele já foi recusado pelo pessoal dos Vingadores. Só que um novo convite, que se revela uma grande ameaça, acaba fazendo com que ele tenha que sair em busca de um Wolverine do multiverso (já que o deste morreu em Logan). É quando ele acha um deles (também Hugh Jackman), dando início a uma improvável aliança. Juntos, eles enfrentam um inimigo formidável em comum, desencadeando uma jornada com reviravoltas surpreendentes. Adorei o humor inteligente e que não se leva a sério dessa nova aventura. A forma de trazer Hugh Jackman como Wolverine de volta foi inteligente e em sintonia com o multiverso da Marvel. A química de ambos é inegável, e um dos pontos altos do filme.
11 – Vidas Passadas – Globoplay
Vidas Passadas, coprodução EUA/Coreia, foi indicado a dois Oscars (filme e roteiro). No filme, Nora (Moon Seung-ah) é uma pré-adolescente na Coreia, descobrindo o amor com seu melhor amigo, Hae Sung (Leem Seung-min). Porém, eles se separam quando a família dela se muda para Toronto. Alguns anos depois, Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo) retomam a amizade pela internet. E só décadas depois, que se reencontrarão em Nova York, onde ela é uma dramaturga casada com um escritor, Arthur (John Magaro). O filme termina de uma maneira que vai deixar você com um nó na garganta, querendo mais da história desses dois. Será impossível não se emocionar com essa linda história de amor.
10 – Duna – Parte 2 – MAX
Em Duna: Parte 2, Paul se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Uma jornada espiritual, mística e marcial se inicia. Ele pretende se tornar Muad’Dib, enquanto tenta prevenir o futuro horrível, mas inevitável, que ele testemunhou. Paul então vê uma Guerra Santa em seu nome, espalhando-se por todo o universo conhecido. Só que ele terá que fazer uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo. E terá ainda que evitar um futuro terrível que só ele pode prever. Duna: Parte 2 é um grande triunfo para o diretor Dennis Villeneuve. Ele conseguiu transformar uma história difícil num filme que envolve – e que dá vontade de ver a sequência.
9 – Uma Ideia de Você – Prime Video
Solène (Anne Hathaway, sensacional) é uma mulher de 40 anos separada com um filha de 17 anos. Desde que se separou, Solène não se sentiu mais à vontade para viver novas aventuras amorosas. Entretanto, sua vida tem um ponto de virada. Isso acontece quando, a pedido do ex-marido, Dan (Reid Scott), ela vá acompanhar a filha no Festival de música de Coachella.
Lá ela esbarra (e fica muito bem impressionada) pelo astro de 24 anos da boyband mais famosa de todos os tempos: Hayes Campbell (Nicholas Galitzine). Só que quando os dois se apaixonam, há vários fatores complicadores para que eles consigam levar seu relacionamento adiante. O melhor de tudo é que o roteiro leva a história de amor desses dois a sério. Há uma delicadeza surpreendente. Desde o momento em que os dois se conhecem até a última cena. E há uma sensualidade muito presente. Há cenas de cama, mas já aviso que nenhuma tão sexy como a do primeiro beijo.
8 – Como Vender a Lua – Apple TV Plus
Aqui, a especialista em marketing Kelly Jones (Scarlett Johansson), é contratada para consertar a imagem pública da NASA. E isso causa estragos na já difícil tarefa do diretor de lançamento da Apollo 11, Cole Davis (Channing Tatum). Só que a Casa Branca considera a missão importante demais para falhar. Com isso, Jones deve encenar um falso pouso na Lua como um plano B, e a contagem regressiva começa. Os nervos estão à flor da pele. E Jones e Davis enfrentam pressões intensas para garantir que a farsa seja convincente o suficiente para inspirar uma nação inteira. Com o tempo se esgotando e desafios técnicos surgindo, eles terão que reavaliar suas próprias convicções sobre ética e patriotismo. É uma mistura fofa e inteligente de comédia com romance, tendo como pano de fundo a ida do homem à lua.
7 – O Bastardo – disponível para aluguel/compra na Apple TV e na Amazon Prime
O filme se passa na Dinamarca do século XVIII. Narra a história do Capitão Ludvig Kahlen, um herói de guerra orgulhoso, mas empobrecido. Ele embarca em uma jornada audaciosa para colonizar uma terra selvagem e aparentemente inóspita. Está determinado a fundar uma colônia em nome do Rei, mas enfrenta os desafios da natureza implacável. E pior, a ameaça do cruel nobre Frederik De Schinkel. O Bastardo foi o representante do país no Oscar deste ano. Também ganhou o European Awards, o Danish Film Awards, e Mads Mikkelsen levou o prêmio de ator no Festival de Palm Springs. Há uma razão para tudo isso – o filme é bom demais e vale ser visto.
6 – Robô Selvagem – disponível para aluguel/compra
Melhor animação do ano, Robô Selvagem é uma graça. Diverte, faz pensar e emociona. O filme é uma adaptação do livro de Peter Brown. Nele, o robô conhecido como “Roz” – a unidade ROZZUM 7134 – naufraga em uma ilha desabitada. Ela logo precisa aprender a se adaptar a esse novo ambiente e, pouco a pouco, vai construindo relações com animais nativos. Isso inclui uma grande amizade improvável com uma raposa e até a adoção de um filhotinho de um ganso.
5 – Anatomia de uma Queda – Prime Video
Anatomia de uma Queda é um grande acontecimento. Conquistou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de roteiro original. É um belo filme que manipula audiência a cada momento de maneira inteligente e sagaz! A história começa numa casa nos Alpes franceses. Um homem é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. Não vemos o momento da morte, só o corpo do homem encontrado pelo filho. Durante a investigação, a conclusão é que se trata de uma “morte suspeita”. É impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva vai então a julgamento tendo seu próprio filho no meio do conflito.
4 – A Substância – MUBI
É um dos filmes mais chocantes e assustadores que vi nos últimos tempos. Elizabeth (Demi Moore) é uma celebridade que enfrenta uma reviravolta inesperada ao ser demitida de seu programa fitness na televisão no dia do seu aniversário de 50 anos.
Desesperada por um novo começo, ela decide experimentar uma droga do mercado negro que promete replicar suas células, criando temporariamente uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma (Margaret Qualley). Agora, a atriz se vê dividida entre suas duas versões, que devem coexistir enquanto navegam pelos desafios da fama e da identidade. Ele gera outro você. Um você novo, mais jovem, mais bonito, mais perfeito. E há apenas uma regra: vocês dividem o tempo. Uma semana para você. Uma semana para o novo você. Sete dias para cada um. Um equilíbrio perfeito. Fácil, certo? #sóquenão. o filme pertence à Demi Moore. Ela está simplesmente sensacional como atriz, e também imensamente corajosa mostrando rugas e com nudez total. Além disso, tem uma atuação primorosa, que transmite uma angústia sem limites.
3 – Furiosa – Uma Saga Mad Max – MAX
O roteiro segue uma jovem Furiosa (Anya Taylor-Joy), sequestrada de seu lar por uma grande horda de motoqueiros liderada pelo senhor da guerra Dementus (Chris Hemsworth). Cruzando Wasteland, eles alcançam a Cidadela, dominada pelo Immortan Joe (Lachy Hulme). Enquanto os dois tiranos disputam o domínio, Furiosa se vê envolvida em uma batalha incessante para retornar ao seu lar. A crítica em geral disse que o filme é bom, mas não é um Estrada da Fúria. Com certeza, são bem diferentes. Mas não deixa de ser sensacional também. E tem outra coisa. O filme pode ser de Furiosa, mas quem brilha mesmo é o vilão de Chris Hemsworth!
2 – O Sequestro do Papa – Apple TV/ Amazon Prime para aluguel/compra
O filme conta a história de Edgardo Mortara (Enea Sala), um menino judeu que vivia na cidade de Bolonha. Em 1858, após ser batizado secretamente por uma empregada, foi tirado à força de sua família para ser criado como católico. A luta de seus pais para libertar o filho tornou-se parte de uma batalha política maior que colocou o papado contra as forças democráticas e de unificação italiana. Já aviso que o filme é tenso e vai deixar muita gente horrorizada com essa história real. É revoltante! O roteiro, também co-escrito por Marco Bellocchio nos leva por todos esses bastidores onde religião e poder se fundem. O filme é visualmente belíssimo, desde a direção de arte até a fotografia escura. Todos no elenco estão ótimos.
1 –Pobres Criaturas – Disney Plus
O filme é de uma beleza ímpar, tem uma mensagem interessante, e ainda atuações perfeitas. Talvez suas duas horas e meia não sejam para todos os gostos. Mas ninguém vai deixar de rir, de ficar chocado. E ainda admirar esse belo trabalho do diretor Yorgos Lanthimos. O roteiro se baseia no livro homônimo de Alasdair Grey e tem uma clara inspiração na história do clássico Frankenstein.
Tudo se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (interpretada por Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo de um feto, seu filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. A trajetória de Bella segue com o descobrimento de seu próprio corpo, do prazer, e ainda sua curiosidade árdua pelo dia a dia e pelas reações das pessoas. Emma Stone foi premiada com o Oscar de melhor atriz por, provavelmente, a melhor atuação do ano.