Tem alguns filmes que funcionam muito bem no mercado norte-americano, mas dificilmente fazem sucesso fora dele. Geralmente são comédias, cujas piadas se perdem na tradução, ou na distância do estilo de vida. Foi assim com a primeira fase de Adam Sandler (Lembra de Um Maluco no Golfe?), é assim atualmente com os filmes de Kevin Hart (aqueles sem o Dwayne Johnson! Rs!). Tio Drew , que estreia hoje nos cinemas, é da mesma linha. Num primeiro momento até achei que não seria lançado aqui. Mas por alguma razão, conseguiu passar pela malha fina da programação dos cinemas.
Ele não é ruim. Me fez até dar algumas risadas. O interessante é que tudo começou com um comercial da Pepsi. Em 2012, a marca lançou uma campanha para promover a Pepsi Max com um vídeo de cinco minutos, que logo se tornou viral, apresentando Tio Drew, um homem velho, que tem ainda um fantástico talento para jogar basquete. O sucesso foi enorme, a campanha continuou por anos (veja um dos comerciais abaixo) e a ideia transformar essa história em um filme para o cinema vem sendo desenvolvida desde então.
https://www.youtube.com/watch?v=q1jMjB8bRSM&list=PLXEP0qousrR0GkuQ3zl-X7n5DGMPzSti_&index=7
Agora, no filme, tudo começa com a história de Dax. Ele investiu todo o seu dinheiro para entrar como treinador em uma equipe de basquete num famoso torneio do Harlem. Só que ele perdeu tudo, o time, a namorada, a esperança de um futuro melhor. Desesperado, ele acaba conhecendo a lenda do esporte, Tio Drew, e o convence a retornar às quadras mais uma vez, mesmo que ele já esteja parado há 30 anos. Só que o Tio Drew faz com que Dax embarque numa jornada para juntar seu antigo time, todos com mais de 70 anos para formar um novo time, e assim ganhar o torneio.
O filme junta grandes nomes do basquete americano como Shaquille O’Neal, Chris Webber, Reggie Miller e Nate Robinson, além de Lisa Leslie. Desses só conheço Shaquille O’Neal. Mas para fãs de basquete, deve ser o máximo poder ver esses grandes na tela do cinema. No papel de Tio Drew está Kyrie Irving, que fez parte do time que ganhou a medalha de ouro nas última olimpíadas. No final do filme, durante os créditos, é mostrado o trabalho de maquiagem para transformar todos eles em septuagenários. É interessante!
No papel principal, o do técnico Dax, está Lil Rel Howery, que é bem conhecido nos Estados Unidos, mas que eu só fiquei sabendo quem era em Corra!, como o amigo divertido (aliás, para mim, ele era a melhor coisa do filme). O filme ainda tem a participação de Tiffany Haddish, como a namorada de Dax. Ela é engraçada, mas já dá para perceber que faz sempre tudo igual. Ou seja, daqui a pouco vai ficar cansativa.
O filme tem uma bonita mensagem, sobre acreditar em si mesmo e respeitar os veteranos. Além disso, tem boas cenas de basquete, que vão deixar os fãs do esporte satisfeitos. No final, é legalzinho!