Eu adoro fazer a lista dos melhores filmes do ano. Agora, em 2020, a coisa ficou um pouco mais ampla, com um monte de bons filmes estreando diretamente no streaming. Além disso, vários programados para estrear no cinema acabaram sendo adiados para 2021. Eu considerei para a lista todos aqueles que estrearam no Brasil nos cinemas, VOD e streaming desde o dia 1 de janeiro (ou seja, nada de pirataria, ok?).
Antes de começar com os 10 finalistas – que viraram 11 – eu também quero mencionar três, que me impressionaram muito. Podemos dizer que são o 12º, 13º e 14º, rs. O primeiro é o espanhol Origens Secretas, uma grande homenagem ao universo dos fãs de quadrinhos. Outro é a comédia Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars. Nenhum outro me fez dar tanta risada. Simplesmente adorei! E por último, vem uma produção mais antiga, de 2015, que eu só vi agora na Netflix. É Un + Une, um romance que se passa na Índia, dirigido por Claude Lelouch. Uma delícia!
Dito isso, aí vai a lista do 10 – ups, 11 – melhores do ano.
10º – Empate – Luta por Justiça e O Preço da Verdade
Os dois filmes são baseados em fatos reais, e são uma denuncia sobre situações absurdas que aconteceram nos Estados Unidos. Em Luta Por Justiça (HBO Go), Michael B. Jordan defende Jamie Foxx, acusado de um crime que não cometeu. Já em O Preço da verdade (Amazon), Mark Ruffalo é um advogado que luta para provar a culpa da gigante DuPont num caso de poluição e envenenamento. Os dois filmes são poderosos, necessários, e tem atuações incríveis
9º – Tio Frank
Um belo e emocionante filme dirigido por Alan Ball (True Blood). Paul Bettany tem uma das melhores interpretações de sua carreira como um professor gay que decide voltar para sua cidade pequena. Acompanhado da sobrinha (Sophie Lillis), a jornada é cheia de descobertas para ambos. Divertido, emocionante, e muito bem produzido. Está na Amazon Prime.
8º – Emma
Eu adoro as histórias de Jane Austen, e este Emma (Telecine) foi uma grata surpresa. A produção – fotografia, figurino, direção de arte – é um arraso. O roteiro é divertido e irônico. Deixa você com um sorriso no rosto e vontade de continuar a acompanhar as histórias desses personagens.
7º – Meu Nome é Sara
Outro filme baseado numa história real. É sobre a jovem judia polonesa, cuja família foi morta. Ela foge para a Ucrânia, e assumindo outra identidade, consegue abrigo numa fazenda. A jovem atriz Zuzanna Surowy tem uma atuação fora do comum. E apesar de ser uma produção americana, o elenco é praticamente todo polonês. Uma história envolvente, que deve ser vista e conhecida. Disponível na Amazon Prime.
6º – O Oficial e o Espião
Dirigido por Roman Polanski, provocou várias controvérsias no seu lançamento. Entretanto, como cinema, é brilhante, contando a história de um oficial (Louis Garrel) que é acusado de um crime que não cometeu. E outro (Jean Dujardin) que tenta provar sua inocência. Disponível na Looke
5º- 1917
A direção de Sam Mendes é brilhante. Ele dá a impressão que o filme não tem cortes, e durante um tempo parecia que seria o grande ganhador do último Oscar. Mas aí Parasita apareceu no caminho. Independente disso, o filme é excelente ao contar a jornada de dois soldados para tentar entregar uma mensagem que salvará um pelotão inteiro. Disponível no Telecine
4º – O caso Richard Jewell
Clint Eastwood tem uma energia para dirigir que é incrível para os seus 90 anos. A prova é essa história, também baseada num caso real. Richard é um segurança que se tornou um dos principais suspeitos de bombardear um evento das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, depois de ajudar inocentes a fugirem do local. Paul Walter Hauser, que faz o papel principal é uma descoberta. Disponível na HBO Go
3º – O Escândalo
Atores incríveis – Charlize, Nicole, Margot, John Lithgow – e uma edição sempre surpreendente. A história, baseada em fatos reais, é forte, e super atual, mostrando o assédio sexual do mega boss da Fox News. Intrigante e positivo. O filme atualmente está disponível na Amazon Prime.
2º – Os 7 de Chicago
A trama gira em torno do julgamento de sete líderes de movimentos sociais que foram presos e acusados pelo governo americano de conspiração e incitação à violência, em 1968. O filme segue entre flashbacks e o julgamento propriamente dito, com uma edição primorosa. Está na Netflix, e é impossível ficar indiferente a ele. Amo os roteiros de Aaron Sorkin que também dirige. O elenco está em estado de graça, especialmente Sacha Baron Cohen.
1º – Jojo Rabbit
Jojo Rabbit mistura de maneira triunfante comédia e drama, guerra e um mundo de criança. Tem um roteiro primoroso vencedor do Oscar, e uma atuação divertidíssima de Taika Waititi, que também dirige. Vai ser imposísível você não rir, se emocionar e ficar completamente envolvido. É sim o melhor filme do ano! Está disponível no Telecine.