Olivia de Havilland para mim foi uma das melhores atrizes de todos os tempos.Ela foi indicada cinco vezes ao Oscar, ganhando duas vezes, por Só Resta uma Lágrima (1947) e Tarde demais (1950). Mas para mim, sua maior atuação foi em A Cova da Serpente (1949), pelo qual ganhou o prêmio dos críticos de Nova York e o National Board of Review. Entretanto, ela nos deu muitos mais : E o Vento Levou, Nascida para o mal, e até seu último grande momento, que foi na TV, como a Imperatriz Maria em Anastasia: O Mistério de Anna, pelo qual ganhou o Globo de Ouro, e foi indicada ao Emmy. Ela faleceu hoje (25), aos 104 anos, em sua casa em Paris.
A história
Filha da também atriz Lillian Fontaine, tinha uma irmã mais nova, Joan de Havilland, conhecida pelo nome artístico de Joan Fontaine. As duas tinham uma relação difícil, e ficaram décadas sem se falar. Teve uma grande parceria com Errol Flynn, com quem fez oito filmes. Olivia de Havilland também foi uma grande defensora da profissão de atores e atrizes. Por sua iniciativa, foi criada uma lei que leva o seu nome, validada com o objetivo de assegurar os direitos destes . Em 1999 foi nomeada uma das 500 grandes lendas do cinema pelo American Film Institute.
Olivia de Havilland recebeu vários outros prêmios muito especiais. Entre eles, a Medalha Nacional das Artes, concedida por George W. Bush em 2008; a Ordem Nacional da Legião de Honra, com a qual foi condecorada pelo presidente francês Nicolas Sarkozy em 2010; e a Excelentíssima Ordem do Império Britânico. Olivia foi condecorada com o título de Dama do Império Britânico em 2017 pela Rainha Elizabeth II por serviços prestados às artes. Na época tornou-se, então, aos quase 101 anos, a mais velha mulher a receber esta condecoração.
Os filmes
Há alguns poucos filmes disponíveis no streaming e nas plataformas digitais, infelizmente. Gostaria muito de assistir alguns que nunca consegui ver, como Sua Alteza quer casar (1943) e O Intrépido General Custer (1941). Mas, para quem não conhece o trabalho dessa maravilhosa e inesquecível atriz, estes podem ser vistos a qualquer hora.
E o Vento Levou – Google Play, Apple TV e Microsoft
Olivia foi indicada ao Oscar por seu papel de Melanie Wilkes, a mais doce das personagens. O grande clássico do cinema conta a história de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes (Leslie Howard), um nobre sulista que decide se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.
As Aventuras de Robin Hood – Looke
A mais famosa parceria de Olivia e Errol Flynn. Quando o Rei Richard (Ian Hunter) é capturado, seu irmão, o Príncipe John (Claude Rains) planeja em alcançar o trono, para a revolta de Robin de Locksley, o rei bandido da floresta de Sherwood (Errol Flynn). Com o seu bando de homens e com o apoio de se grande amor, Lady Marian (Olivia), Robin acusa o Príncipe John de traição. Quando o rei volta para a Inglaterra, Robin junta forças para impedir que o Príncipe John tome a coroa.
Sonho de uma Noite de Verão – Looke
Baseado na peça homônima escrita por William Shakespeare. Na Grécia Antiga, o Duque de Atenas, Teseu (Ian Hunter) está prestes a se casar com Hipólita (Verree Teasdale). Só que ele é convocado para resolver os problemas gerados por uma disputa amorosa que envolve um triângulo amoroso entre Hérmia (Olivia), Lisandro (Dick Powell) e Demétrio (Ross Alexander).
Uma Cidade que Surge – Apple TV
Olivia não gostava muito desse filme, já que estava cansada de ser a mocinha ingênua. Wade Hatton (Errol Flynn), um cowboy solitário, ajudou a fundar Dodge City, que se tornou uma típica cidade do Velho Oeste, com cowboys e saloon. Depois de alguns anos, ele retorna à cidade e descobre que ela se tornou também um antro de bandidos, liderados por Jeff Surrett (Bruce Cabot). O filme narra a disputa entre bandidos e Hatton, que se torna o novo xerife, em paralelo com a aproximação dele da bela Abbie Irving (Olivia).
Ovadia Saadia
26 de julho de 2020 às 8:04 pm
Excelente crônica da vida de uma lenda que hoje nos deixou. Bravo bravíssimo ???️?️?
Eliane
27 de julho de 2020 às 6:49 pm
Obrigada!! Abração!!!