Lembra daqueles filmes de espionagem clássicos dos anos 60? Histórias da guerra fria, com um agente infiltrado, sempre correndo perigo? Pois bem, é esse o clima do novo filme de Diane Kruger, que está estreando nas plataformas digitais nesta sexta (23). Ele se chama Agente Infiltrada. É um thriller de espionagem, escrito e dirigido por Yuval Adler (Belém: Zona de Conflito), que tem também Martin Freeman, de O Hobbit e Sherlock, no elenco.
Baseado no livro The English Teacher, de Yiftach R. Atir, inspirado em fatos reais, o filme conta a história de Rachel (Diane Kruger). A partir daá, a história acontece em flashback. Rachel é uma agente secreta que trabalhava para o Mossad, o serviço secreto de Israel. Só que ela desapareceu, e seu único contato foi com o seu chefe, Thomas (Martin Freeman). A partir daí, quando o Mossad tenta descobrir o que ela quer, todos relembram os seus passos desde o início. Rachel foi enviada para Teerã para conseguir segredos. Também deveria se infiltrar em círculos de pessoas que tinham a ver com o programa nuclear iraniano. Disfarçada como professora de línguas, ela acaba se envolvendo com o lugar. E também com seus supostos inimigos, especialmente o charmoso Farhad (Cas Anvar, de The Strain e The Expanse). É claro que isso cria um grande problema!
A crítica
Talvez o filme possa não agradar quem está acostumado a uma edição mais rápida, tipo Ultimato Bourne. Mas, o diretor Adler vai construindo a história com calma. Ele também entremeia tudo isso com alguns momentos realmente tensos e nervosos. O da fronteira da Turquia é um deles. Impossível não ficar incomodada com essa. Outro é quando ela está trancada dentro do prédio de Farhad, e pode ser descoberta a qualquer minuto. Muita gente poderá ficar surpresa com o final – ou a falta dele, rs. Mas vale a pena mesmo assim.
E com isso, é claro que é preciso falar da atuação de Diane Kruger. Ela é sempre ótima, mas aqui está especialmente intensa, e ao mesmo tempo impenetrável. Mesmo de cabelo escuro, sem maquiagem, com roupas largas, ela tem uma presença arrasadora. Durante as filmagens, Diane estava grávida de sua filha (o pai é Norman Reedus de The Walking Dead). Em uma entrevista para iNews, ela falou sobre isso. “Foi realmente uma experiência especial estar grávida enquanto filmava. Sempre será um filme especial porque ela estava em cada cena”. E pode reparar, ela está sempre com roupas largas. Em uma determinada cena, ela está disfarçada como grávida. Quando vai tirar a barriga falsa após a missão, ela é logo substituída por um dublê de corpo. Mesmo assim, ela tem várias cenas em lugares quentes, inclusive com escadas, desertos, lutas. É para admirar ainda mais o seu trabalho.
A produção também teve seus momentos de nervosismo. Algumas cenas foram realmente filmadas em Teerã secretamente. Isso porque o governo local nunca permitiria que um diretor judeu filmasse em suas terras. Então Adler contratou uma equipe de filmagem francesa, através de sua produtora alemã. E tudo foi feito secretamente. O resto de Agente Infiltrada teve locações em Israel e na Alemanha. Ele estará disponível a partir do dia 23 na Claro Vídeo, Now, Vivo Play, iTunes, Apple TV, Google Play, YouTube Filmes e Sky Play.