Há alguns diretores que tem um estilo todo o pessoal. Ou seja, mesmo sem ver os créditos, você sabe que um filme foi dirigido por ele. É o caso de Woody Allen, Quentin Tarantino e também de James Ivory. Roteirista de Me Chame pelo seu Nome, faz tempo que Ivory não dirige. Seu último filme é de 2009, Em Busca do Amor, com Anthony Hopkins, disponível no Looke. Mas, o que me chamou a atenção é que o Belas Artes a la Carte (www.belasartesalacarte.com.br) programou o lançamento de vários filmes do diretor para o mês de Julho. Todos são ótimos e valem ser conhecidos.
Retorno a Howards End
Na última sexta (2), estreou Retorno a Howards End. O filme levou o Oscar de atriz (Emma Thompson), roteiro e direção de arte. Concorreu a outros seis, inclusive filme e direção (James Ivory). Conta uma história cheia de idas e vindas em três diferentes classes sociais na Inglaterra do início do século 20. Helen Shlegel (Helena Bonham-Carter), se apaixona por Paul Wilcox (Joseph Bennett), mas é rejeitada. Sua irmã Margaret (Emma Thompson) se torna amiga da mãe dele (Vanessa Redgrave), que promete à ela a casa da família, Howards End. Infelizmente, depois de sua morte, o testamento desaparece. Até que o viúvo Henry Wilcox (Anthony Hopkins) se torna atraído por Margaret.
Maurice
Na próxima sexta, dia 8, Maurice, de 1987, estreia no serviço. Na história dois amigos se apaixonam um pelo outro num colégio em Cambridge no século 19. Clive (Hugh Grant) entra no mundo dos negócios após ser expulso, e se casa com Anne (Phoebe Nicholls). Sem perspectivas, Maurice (James Wilby) decide visitar a casa de campo do ex-amante em busca de repouso e de um psicanalista. Porém, ele acaba se envolvendo com o encarregado da caça, Alec (Rupert Graves). Assim como Howard’s End, também é baseado em um livro de E.M. Foster. Hugh Grant e James Wilby receberam o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza pelo filme.
Luxúria
No dia 15 é a vez de Luxúria, de 1981. Nunca vi, e estou bem curiosa. O filme se baseia no livro de Jean Rhys. Conta a história de Marya (Isabelle Adjani). Após seu marido ser preso, ela se envolve com um casal, entrando em um perigoso triângulo amoroso. O casal é vivido por Maggie Smith (indicada ao BAFTA) e Alan Bates.
Um triângulo Diferente
Já no dia 22 estreia Um Triângulo Diferente, de 1984. Baseado em livro de Henry James, tudo se passa em Boston, em 1875. Olive Chancellor (Vanessa Redgrave) é uma das líderes do movimento feminista. Ela fica cativada por Verena Tarrant (Madeleine Potter), uma jovem e inspiradora oradora. Olive adota Verena como sua protegida, amiga e companheira. Paralelamente Basil Ransome (Christopher Reeve), um advogado de Nova York, se apaixona por Verena. Mas, ele quer se casar com ela para relegá-la para um segundo plano, no qual Verena só faria tarefas domésticas. Olive e Basil se veem competindo pela afeição da jovem. É quando Verena precisa então decidir se abraça a causa defendida por Chancellor . Ou se leva uma vida mais sensual e ao mesmo tempo subserviente, pois este é o desejo de Ransom. Vanessa Redgrave recebeu indicação ao Oscar, ao Globo de Ouro, e ganhou o National Society of Filme Critics.
Verão Vermelho
Verão Vermelho, de 1983, chega no dia 29. Nele, Anne (Julie Christie) viaja para a Índia a fim de investigar a vida de sua tia-avó Olivia (Greta Scacchi). Esta protagonizou um escandaloso romance com o soberano local (Shashi Kapoor) na década de 1920. À medida que mergulha no passado de sua tia-avó, Anne deixa-se envolver pela exuberância e sensualidade da Índia. Foi o primeiro papel importante da carreira de Greta Scacchi. Ela recebeu uma indicação ao BAFTA, entre sete, inclusive direção para James Ivory . O filme ganhou o prêmio de roteiro.