Três Anúncios para um Crime é um dos grandes favoritos ao Oscar desse ano. Teve sete indicações: Filme, Atriz (Frances McDormand), coadjuvantes (Woody Harrelson e Sam Rockwell), trilha sonora, roteiro original e edição. Deve levar uns três, com grandes possibilidades para o prêmio de melhor filme. Com um roteiro inteligente e boas atuações, ele vai estrear no cinema amanhã (15).
Totalmente inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado que assassinou sua filha, Mildred Hayes (Frances McDormand) decide chamar atenção para o caso alugando três outdoors em uma estrada que é raramente usada. Só que essa atitude repercute em toda a cidade, e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação.
O filme já começa indo direto ao ponto, o momento em que Mildred passa pelos outdoors abandonados, e claramente arquiteta seu plano. A partir desse momento, o filme demonstra que irá por caminhos quase sempre inesperados. É um “filme de roteiro”, ou seja, se destaca por uma história muito bem escrita, onde vilões e mocinhos não correspondem ao que se espera deles. Ninguém é totalmente defensável e ninguém é totalmente mau – bem, talvez uma pessoa.
O certo é que o final não vai lhe dar todas as respostas, e por isso mesmo faz com que o filme seja tão bom. O elenco está bem. Sam Rockwell, favorito em sua categoria, confesso, me surpreendeu. Saiu de sua zona de conforto, e pela primeira vez deixou de lado os trejeitos e olhares, para fazer um personagem cheio de nuances. Woody Harrelson também surpreende, e por causa disso inclusive, também acabou levando uma surpreendente indicação para coadjuvante.
Já Frances McDormand é a favorita para o prêmio de melhor atriz. Ela está obviamente bem, até porque Mildred é o tipo de personagem com que toda a atriz sonha. Difícil, desbocada, sofrida, determinada. Mas a minha sensação, após acompanhar a maior parte dos filmes da atriz, é que ela está se repetindo. Para quem está vendo Frances pela primeira vez em Três Anúncios, ela realmente arrebenta. Mas para quem a conhece de “outros carnavais”…
O filme já ganhou o prêmio de melhor do ano no Globo de Ouro e o de melhor elenco no SAG’s. Parecia ser o favorito na categoria, mas nos últimos tempos, com A Forma da Água ganhando prêmios dos sindicatos, especialmente o do Sindicato dos Produtores. Além disso, há o fato de que o diretor Martin McDonagh ficou de fora da corrida pelo prêmio de melhor diretor (para incluir Greta Gerwig!?!?)
De qualquer maneira, ganhando ou não, vale conhecer esses Três Anúncios para um Crime!