depois de muitos adiamentos por causa da pandemia, finalmente chega aos cinemas nesta quinta Velozes e Furiosos 10. É incrível que essa saga que começou tão despretensiosamente tenha chegado a esse número. E não só isso. Esta 10ª aventura de Toretto e família terá uma segunda parte. Já aviso que o filme termina cheio de cliffhangers. Mas para ver o que vai acontecer, se prepare para esperar , pois o 11º filme vai estrear somente em 2025. E há rumores que poderá haver ainda um terceiro.
Voltando a Velozes e Furiosos 10, mais uma vez a família de Toretto está em perigo. Agora, um vilão que vem do passado (sugiro ver de novo Velozes 5: Operação Rio antes de assistir esse) tem um grande poder para realizar sua vingança. Esse vilão é feito por Jason Momoa, que está sensacional. O filme separa toda a família em grupos, em diferentes partes do mundo para conseguir entender – e se safar – tudo o que o personagem de Momoa arquitetou durante 10 anos.
O que achei?
É claro que é impossível fazer uma crítica de qualquer filme da história recente de Velozes e Furiosos como se faz de outros filmes. A história é absurda, o casting também. Certas situações não tem a menor lógica, gente que morreu reaparece. Então, na verdade, a minha sugestão nesses casos, é simplesmente embarcar – e se divertir com as coisas totalmente improváveis que acontecem. O que posso dizer é que este é bem melhor do Velozes e Furiosos 9.
A ação passa por Roma (como conseguiram filmar naquelas ruas?), Rio, Londres, Los Angeles, e até no interior de Portugal. Todo mundo de outros filmes retorna, nem que seja para uma única cena – caso de Helen Mirren. O filme tem boas cenas de luta – especialmente as que envolvem Charlize Theron. Há também uma participação simpaticíssima de Rita Moreno, como a avó de Dom. E para completar o time das vencedoras de Oscar, Brie Larson entra na história fazendo a filha do personagem de Kurt Russell.
Quem marca presença – e que presença – com uma aparição interessante é Alan Ritchson, o astro da série Reacher. Está ótimo como o novo chefe da agência. Scott Eastwood aparece pouco – e logo some. John Cena tem boas cenas interagindo com o filho de Dom, Little Brian (o ótimo Leo Abello Perry). E Jason Statham só aparece mais perto do final, mas tem sua cena de luta!
E no final…
O certo é que é bom você se preparar para algumas surpresas – especialmente no final . E também na cena no meio dos créditos. Você não vai acreditar – e sairá do cinema dando risada. #semspoilers