Por aqui, o inverno terminou há pouco. Mas no cinema, o inverno e a neve já renderam várias animações. Pé Pequeno, que estreou essa semana nos cinemas, é a mais recente delas. A história fofinha, que terá mais apelo para as crianças pequenas, mostra um jovem iéti, que acidentalmente encontra algo que ele achava que não existia: um humano. Só que a revelação traz preocupação para a aldeia de iétis, sobre o que pode existir além de seu pequeno vilarejo no topo das montanhas.
O filme é gostosinho, e é importante para os pequenos descobrirem valores sobre o poder da amizade entre pessoas muito diferentes,do respeito, da coragem, e sobretudo como é maravilhosa a alegria da descoberta. Os adultos podem achar um pouco infantil demais, mas podem embarcar na história se estiverem acompanhados de crianças. Um dos pontos mais interessantes que achei do filme, é que desde o primeiro momento, iétis e humanos falam linguagens bem diferentes. Portanto tem que se esforçar para se comunicar. Ou seja, viva a diferença!
Totalmente passado em ambientes congelados, Pé Pequeno é mais uma das animações de longa-metragem que mostra a neve como elemento importante da história. Se você gosta disso (como eu), veja aqui cinco dicas de outros desenhos que mostram brincadeiras bem congelantes:
Frozen: Uma Aventura Congelante (2013)
Frozen se tornou uma febre entre crianças e adultos no seu lançamento em 2013. Se tornou inclusive o desenho de maior bilheteria da história (sem considerar o reajuste de inflação de vários outros que foram lançados no século 20). Acompanhada por um vendedor de gelo, a jovem e destemida princesa Anna parte em uma jornada por perigosas montanhas de gelo. Ela tem a esperança de encontrar sua irmã, a rainha Elsa, e acabar com a terrível maldição de inverno eterno, que está provocando o congelamento do reino. Uma sequência está programada para estrear em novembro de 2019.
Anastasia (1997)
Um de meus desenhos preferidos da história, que recentemente virou musical da Broadway (eu assisti e é ótimo). Depois do feitiço do maldoso Rasputin, a jovem Anastasia desaparece do palácio. A criança é abandonada à sua própria sorte no meio da neve. Anos depois, sua avó, a grã-duquesa imperial que vive em Paris, oferece uma recompensa para quem trouxer sua neta de volta. De olho no dinheiro, dois russos fazem testes para encontrar uma menina parecida com a princesa. Logo encontram Anya, uma jovem órfã, que tem tudo para se fazer passar por Anastasia. O filme tem também uma de minhas canções favoritas, Once Upon a December – também uma sequência maravilhosa!
Happy Feet: O Pinguim (2006)
Mano, um jovem pinguim-imperador, vive na congelada Antártida. Como todos os outros animais de sua espécie, ele precisa cantar a canção do coração para atrair uma companheira. O problema é que Mano tem uma voz horrível, e ele se sente um verdadeiro peixe fora d’água. Mas logo ele vai arrumar um novo jeito de se expressar: seu incrível talento para sapateado. Happy Feet ganhou o Oscar de melhor animação daquele ano, e em 2011 foi lançada uma sequência : Happy Feet 2: O Pinguim
A Era do Gelo (2002)
Vinte mil anos atrás, num mundo coberto de gelo, o mamute Manfred e a preguiça Sid resgatam um bebê humano órfão. Agora, os dois vão enfrentar muitas aventuras até devolver o filhote de gente à sua tribo, que migrou para um novo acampamento. Esse foi o início. Depois vieram mais quatro filmes com esses personagens, que já renderam mais de 3 bilhões de dólares em todo o mundo.
A Origem dos Guardiões (2012)
Jack Frost é um garoto que controla o inverno. Ele se junta ao seleto time dos Guardiões Imortais, que inclui Papai Noel e o Coelho da Páscoa. Todos irão impedir Breu, o bicho-papão, de transformar todos os sonhos das crianças em pesadelo e usar seus poderes maquiavélicos para governar o mundo. Boa parte da ação se passa no quartel-general de Papai Noel no Polo Norte, garantindo um boa dose de neve para todos.