Todo ano eu vou. E agora, começa na próxima quinta (03/11) a nova edição do Festival do Cinema Italiano. Adoro o cinema e de ouvir a língua italiana. Na abertura, será exibido o premiado I Fratelli de Filippo (Os Irmãos De Filippo), de Sergio Rubini. O filme foi o vencedor em 2022 do David di Donatello de melhor trilha sonora. Ele traz Giancarlo Giannini no papel do famoso comediante Eduardo Scarpetta. A trama se passa na Nápoles do começo do século passado. Conta a história dos músicos da família De Filippo, que transformaram uma ferida pessoal em arte.
A edição 2022 do Festival acontece entre 04 de novembro e 04 de dezembro de forma presencial e online. Exibirá, ao todo, 33 longas entre inéditos. E ainda terá a retrospectiva Musas do Cinema Italiano. As sessões on-line devem ser acessadas no site do próprio evento: https://festivalcinemaitaliano.com/
Neste ano, a versão presencial acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do país. Já a versão completa de todos os filmes no streaming estará disponível na plataforma do site do Festival. As sessões, tanto presenciais quanto on-line, são gratuitas. O filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
Alguns filmes
Para quem gosta muito do cinema italiano como eu, é uma festa. Entre os filmes que serão exibidos, estão os trabalhos de vários cineastas muito reconhecidos. É o caso de Paolo Virzì,. Com Siccitá (Seca), que recebeu vários prêmios. De Mario Martone, está Nostalgia. Protagonizado por Pierfrancesco Favino, esse filme é o único que terá apenas sessões presenciais. Outro destaque é Hill of Vision – A Incrível História, de Mario Capecchi. E ainda Setembro de Giulia Louise Steigerwalt.
Retrospectiva Musas do Cinema Italiano
Mas para mim, o mais legal será a Retrospectiva que homenageará as Musas do Cinema Italiano. Há alguns anos eu já tinha feito uma matéria sobre o assunto (veja aqui). Há atrizes maravilhosas em grandes momentos. Serão 16 longas entre clássicos e recentes. Todos protagonizados pelas maiores divas da cinematografia do país. Veja só:
- Anna Magnani poderá ser vista em Roma, Cidade Aberta.
- Sofia Loren, em A Bela Moleira e Pão, Amor E…
- Claudia Cardinale, em A Moça Com A Valise, À Meia-Noite, A Ronda Do Prazer e Violência E Paixão. Neste último ela divide a tela com Silvana Mangano.
- Monica Vitti, falecida neste ano, será homenageada com a exibição de Ciúme À Italiana.
- Gina Lollobrigida: Pão, Amor E Fantasia. Este terá sessões especiais no streaming e presencial com acessibilidade.
- Stefania Sandrelli: O Conformista e Mal Obscuro.
- Ornella Muti: Os Costumes Ocultos Da Burguesia, Primeiro Amor e Venha Dormir Lá Em Casa Esta Noite.
- Laura Antonelli: O Inocente.
- Sandra Milo: Ádua E Suas Companheiras.
- Claudia Gerini e Margherita Buy: Inimigas Íntimas.
Onde ver
A versão selecionada do Festival do Cinema Italiano acontecerá nas seguintes cidades:
SP – Campinas, Rio Claro , Santos, São Paulo, Mococa.
RJ – Búzios, Rio de Janeiro, Teresópolis.
MG – Belo Horizonte, Barbacena, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, São João Del Rei, Uberaba, Uberlândia.
RS – Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, e Santa Maria.
GO – Caldas Novas (GO), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Jataí (GO).
E ainda, Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Joinville (SC), Nova Venezia (SC). E também, Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Manaus (AM).