Adoro comer! Adoro ainda mais uma boa comida, e observar o ritual de preparar um belo prato. E Hollywood já faz um monte deles. É o caso de Chef, Pegando Fogo, A Grande Noite, Sem Reservas, Chocolate, e tantos outros. E o cinema europeu não fica atrás. É só lembrar do clássico do gênero A Festa de Babette, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Essa semana estreou nos cinemas o filme francês Delicioso: Da Cozinha para o Mundo. Ele estreou num circuito pequeno, mas quem tiver a oportunidade de ver, não vai se decepcionar. Delicioso é…delicioso de ver (não resisti à piadinha, rsrs).
Às vésperas da Revolução Francesa, Pierre Manceron, um cozinheiro ousado, mas orgulhoso, é demitido por seu mestre, o duque de Chamfort. Ele resolve então voltar para a estalagem que seu pai lhe deixou. Lá ele conhece uma mulher surpreendente, que deseja aprender a arte culinária ao seu lado. Isso eleva sua autoconfiança e o leva a se libertar de sua condição de servo. E assim começar a empreender sua própria revolução. Juntos, eles vão inventar um lugar de prazer e partilha aberto a todos: o primeiro restaurante. Uma ideia que fará com que eles ganhem clientes e também um inimigo.
O que achei de Delicioso?
O filme dirigido por Eric Besnard, de Espírito de Família, é uma grande homenagem à gastronomia. E também aos cozinheiros, tão apaixonados por seu ofício. É uma história charmosa que vai encher os olhos. Os pratos, e a forma como as comidas são feitas com certeza vão lhe dar muita fome. Então fica a dica, só assista de barriga cheia, rsrs.
Mas, há também personagens que envolvem. Gregory Gadebois é ótimo como Manceron. Sua história com a misteriosa Louise (Isabelle Carré) tem química, amor, faz você torcer pelos dois. O vilão patético é o duque (Benjamin Lavernhe, que está em A Crônica Francesa). E claro, uma produção de primeira linha. O filme está indicado ao César de figurino e design de produção. Uma beleza. Delicioso: Da Cozinha para o Mundo vai fazer você sorrir, relaxar. E claro, querer ir a um restaurante comer um belo prato com uma taça de vinho!.