Há um monte de filmes com o tema de técnico desiludido, que aceita treinar alguém (ou um time) sem a menor chance de vencer. E no caminho acaba descobrindo o valor do empenho, da amizade, e da esperança. Entre os que me lembro, assim de primeira estão Desafio no gelo (2004), Nós somos os campeões, Voando Alto, e Um Domingo Qualquer. Em geral, são histórias inspiradas em fatos, o que deixa tudo muito mais emocionante. Agora, está chegando aos cinemas nessa quinta mais um deles. É Quem Fizer Ganha, com direção de Taika Waititi, e Michael Fassbender no papel principal.
O filme conta a história do time de futebol da Samoa Americana. Durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, o time deles sofreu uma derrota histórica para a Austrália. O placar de 31 a 0 é até hoje um record. Isso atormenta os jogadores, que são muito ruins mesmo Anos depois, em 2014, o rebelde e azarado treinador Thomas Rongen (Fassbender) é contratado para ajudar o time a virar o jogo e, desta vez, dar a volta por cima na competição. O problema é que o treinador tem seus próprios problemas para resolver.
O que achei?
Taika Waititi é um ótimo diretor, e tem um humor muito próprio, que sempre me diverte. Aqui , assim como na maioria de seus filmes, ele sabe mesclar o humor e a emoção. Por ser neozelandês, ou seja, da região, o diretor ficou obviamente fascinado com a história de recuperação desses perdedores e de um momento histórico para eles. Os habitantes da ilha de Samoa americana são simpáticos, doces, e parece que fazem parte de um grande bairro onde todos se conhecem e se ajudam.
Por seu lado, Fassbender funciona como o técnico cheio de raiva e revolta que chega nesse paraíso para treinar esses homens e obter um resultado positivo ( ou um gol). É o perfeito contraponto com todos os habitantes da ilha, sempre tão tranquilos. O filme ainda tem participações especiais de Luke Hemsworth (irmão de Chris, fazendo uma pontinha), Elisabeth Moss e Will Arnett. Esse último, aliás entrou na última hora no lugar de Armie Hammer. Este depois do escândalo, desistiu do filme, e não participou das refilmagens. Então Will foi chamado para substituí-lo.
É claro que Quem Fizer, Ganha não é um filme memorável. Tem uma mensagem simples e eficiente : Acredite em você, e divirta-se! Faz rir (referências a Dolly Parton e até a Um Domingo Qualquer), e também emociona. Impossível você não ficar comovido com o triunfo do time. Repare também nas cenas com os verdadeiros atletas e treinador ao final. É uma bela Sessão da Tarde. Gostei!