Lá em março, antes da pandemia, fui na sessão para a imprensa de Três Verões. Parece que faz tanto tempo…O filme, dirigido por Sandra Kogut, é estrelado por Regina Casé. Na ocasião, ninguém poderia imaginar que o filme seria adiado indefinidamente. E ainda que os cinemas ficariam seis meses fechados. Agora, finalmente as pessoas vão poder ver o filme. Ainda neste fim de semana, ele foi premiado no Festival de Málaga. Recebeu o prêmio especial do júri e ainda o troféu de melhor atriz para Regina Casé. Agora, Três Verões vai finalmente estrear na tela grande! Ele será exibido nos drive-ins no próximo fim de semana – 4 e 5 de setembro – em São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió e Nova Lima (MG). Logo após, em 16 de setembro, vai estrear no Telecine, e ainda no Now, Vivo Play e Oi Play.
Três Verões
Três Verões chega aos cinemas com o respaldo de vários festivais de cinema. O filme de Sandra Kogut teve sua estreia mundial no festival de Toronto, e conquistou prêmios em vários outros como na Turquia, e no festival do Rio. Em ambas as ocasiões, Regina Casé foi escolhida a melhor atriz. Ela é a força do filme, usando todo o seus carisma para mais uma vez fazer uma mulher do povo.
A ideia de Sandra Kogut vaio de um desejo de falar sobre o que acontece com alguns personagens que gravitam em torno dos muito ricos. E, especialmente, o que se passa com eles quando a vida dos patrões desmorona, devido ao envolvimento em casos de corrupção. É o caso de Madá, feita por Regina, uma caseira de uma mansão à beira-mar. E principalmente o que acontece com ela, e com outros empregados da casa, quando a vida muda por causa de um escândalo. Tudo se passa durante três anos consecutivos, entre o Natal e o Ano Novo. E assim acompanhamos a saga absurda de Madá, que se torna a dona da casa, sem que o seja.
É claro que o filme aborda a situação política daqueles anos – 2015 a 2017 . Mas não é o ponto central. É apenas um fator que desencadeia toda uma situação. Também não é um drama, apesar de ter alguns momentos emocionantes. Isso porque Val, como boa parte da população brasileira, é uma força, que tenta encontrar em tudo um motivo para ir em frente. E sempre com bom humor.
Regina Casé
É óbvio que o filme tem a sorte de ter Regina Casé como intérprete. Na ocasião do lançamento original de Três Verões lá em março, a atriz fazia sucesso na televisão com outra mulher simples e batalhadora. Era a Lourdes de Amor de Mãe, novela que também acabou interrompida. Mas elas não poderiam ser mais diferentes. O sofrimento de Lourdes é muito mais aparente do que o de Madá, mas nem por isso menos intenso. Madá vai fazer você rir, se emocionar e sentir um certo vazio. Repare especialmente nas cenas dela com Rogério Froes. É mais uma personagem fascinante da galeria de Regina Casé.
Na época, eu tive a oportunidade de entrevistar Regina, e falar sobre o desafio de fazer essas duas mulheres tão especiais e lutadoras. Agora que o filme vai finalmente estrear, você pode ver esse momento aqui: