Ele foi o melhor de todos os Bonds, representava o máximo da masculinidade no cinema e foi votado como o homem mais sexy do mundo. E ninguém sabia ser rei melhor do que Sean Connery – foram quatro vezes. Afastado do cinema desde 2003 (depois disso usou somente sua voz em duas ocasiões), fez um grande número de personagens que ficaram para a história. E dispensou outros tantos como Gandalf de O Senhor dos Anéis ou Thomas Crown em Crown, o Magnífico (1968), para citar apenas dois. Hoje, 25 de agosto de 2015, Sir Sean Connery completa 85 anos, e ganha uma homenagem do canal Fox, que programou dois filmes para celebrar a fantástica carreira dele.
O primeiro é justamente o último. A Liga Extraordinária, que começa às 12.15, foi o seu último filme. Eu gosto bastante apesar do próprio Sean já ter dito que o detesta. Na ocasião ele falou que “foi um pesadelo. Nunca deveriam ter dado 185 milhões na mão do diretor” (Stephen Norrington). No filme, que se passa no final do século 19, a rainha Vitória nomeia uma legião de grandes nomes da época para combater um perigoso inimigo: um gênio do crime que deseja conquistar o planeta. Entre os convocados para enfrentá-lo estão Allan Quatermain (Sean), Mina Harker (Peta Wilson), Dorian Gray (Stuart Townsend) e o Dr. Jekyll (Jason Flemyng). Podem falar o que quiserem mas gerou a ideia da brilhante série Penny Dreadful, exibida na HBO.
Logo após, às 14 horas, vem o filme que finalmente lhe deu um Oscar, como melhor ator coadjuvante: Os Intocáveis. Dirigido por Brian De Palma em 1987, contava a história do jovem agente federal Eliot Ness (Kevin Costner), que tenta acabar com o reinado de terror e corrupção instaurado pelo gângster Al Capone (Robert De Niro). Para isso, ele recruta um pequeno time de homens incorruptíveis, além de contar com a ajuda do experiente policial Jim Malone (Sean).
Mas estes são apenas dois. Vários dos filmes de Sean estão disponíveis em DVD. Para completar a minha lista dos dez mais de Sean Connery, veja aqui outros 8 títulos que você deve conhecer (ou rever de novo e de novo).
– Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
– Mais Forte que o Ódio (1988)
– O Nome da Rosa (1986)
– O Homem que Queria ser Rei (1975)
– Caçada ao Outubro Vermelho (1990)
– O Satânico Dr. No (1962)
– 007 contra Goldfinger (1964)
– Marnie – Confissões de uma Ladra (1964)
Parabéns, Sean. Você é mesmo um presente!