Silvio Santos foi o maior comunicador que esse país já teve. E teve uma vida muito rica de situações e personagens. Ele já havia sido tema de uma minissérie, O rei da TV, disponível no Disney Plus. Mas essa rendeu controvérsias e a raiva da família. Agora, está chegando ao cinema o filme Silvio, com Rodrigo Faro no papel principal. O filme tem um formato interessante, e vale conhecer.
O filme começa com o fim do sequestro da filha de Silvio Santos. A polícia busca o sequestrador, mas ele foge novamente. É quando o sequestrador resolve invadir a casa de Silvio – coloca o apresentador na condição de refém. É quando o apresentador terá que lutar para proteger sua família e seu legado enquanto encara de frente um dos momentos mais desafiadores da sua vida. Durante esse tempo, Silvio Santos (Rodrigo Faro) relembra sua história de vida e os acontecimentos dos bastidores.
O que achei?
O filme é obviamente direcionado aos fãs de Silvio Santos. Quem não o conhece bem, provavelmente não entenderá muitos dos diálogos dramáticos. Esse foi o caso de uma jornalista que gargalhou durante a sessão para a imprensa do filme. Provavelmente não sabia que Silvio adorava uma frase de efeito. É difícil saber se o público das “colegas de trabalho” irá ao cinema para ver o filme. Mas se for, encontrará um misto de suspense policial e melodrama.
Há duas vertentes na história. Na primeira, há a ação onde Silvio e o sequestrador vivem os momentos de tensão na casa enquanto a polícia, os políticos decidem qual será o próximo passo. Na segunda, estão as lembranças de Silvio. Há a infância pobre, a relação difícil com o pai, o casamento com a primeira mulher, a vida de camelô. Também mostra o início na rádio, e especialmente a amizade com Manoel de Nóbrega (Duda Mamberti. ótimo), que foi como um pai para Silvio. Essa parte da história com Manuel são os melhores momentos do filme – chega a ser emocionante.
Quanto a Rodrigo Faro, ele definitivamente não se parece com Silvio. E foi alvo de um monte de críticas. Sinceramente discordo. Acho que ele assume várias características de Silvio, mas não tenta fazer aquelas imitações baratas que a gente vê por aí. É eficiente. Eu assistia o programa do Silvio Santos desde que me conheço por gente – minha avó era grande fã. Pensando nisso, creio que Silvio Santos gostaria de ver que sua história é bem acessível para todas aquelas pessoas que eram suas fãs.