Sabe aquele tipo de filme que deixa você completamente tensa, que quando ele acaba você está até dolorida? No meu caso, lembro claramente que esse foi o caso quando assisti Gravidade pela primeira vez. E agora aconteceu de novo. Um Lugar Silencioso, que estreia essa semana nos cinemas, é um suspense, terror, ficção da melhor categoria, dando sustos a todo o momento e surpreendendo – muito – mesmo quando faz claras referências a outros filmes do gênero. Ele chegou inclusive a ser ovacionado pelo público na sua primeira exibição, durante o festival South by Southwest (SXSW). Sim, você viu certo, é Michael Bay na foto abaixo. Por incrível que pareça, para um filme tão …silencioso… ele é o produtor.
O filme narra a história de uma família que precisa se manter em total silêncio para sobreviver a uma ameaça que pode atacá-los ao menor sinal de barulho. O problema fica ainda maior para o casal tenta proteger os filhos pequenos e ainda bebê que está por vir. Logo ao fim da primeira sequência, você já tem um grande choque, que vai preparar – mas não muito – para o que está por vir. Você vai ter várias lembranças ao assisti-lo, desde The Walking Dead, Ao Cair da Noite, e até os grandes filmes de M.Night Shyamalan, Sinais e A Vila. Mas a premissa e o desenvolvimento são únicos, o que fazem com que o filme já tenha lugar na minha lista dos melhores de 2018.
Um Lugar Silencioso é dirigido e estrelado por John Krasisnki. Já vi vários filmes com ele – e The Office, claro – mas nunca poderia imaginar que ele poderia ter tanta força como ator, e que poderia ser um diretor tão talentoso. Como o marido, sofrido e apaixonado por sua família, ele brilha -muito. No papel da esposa, está a mulher de Krasinski na vida real, Emily Blunt. Sem surpresas aqui, ela é sempre ótima.
O filme ainda conseguiu colocar nos papéis dos filhos dois atores que já tinham me impressionado muito anteriormente. Millicent Simmons, que é surda na vida real, foi incrível em Sem Fôlego, e Noah Jupe… bem, ele é o máximo. Tanto em Extraordinário, como o amigo Jack Will, e em Suburbicon, como o filho da família disfuncional, ele brilha, assim como aqui. Quero ver tudo que ele fizer!
Com uma história diferente, atores incríveis – o filme quase não tem diálogos o que faz com que tudo fique mais difícil – e um clima de suspense constante, Um Lugar Silencioso é obrigatório para fãs de cinema!