A categoria de animação está bem concorrida no Oscar este ano. Há o favorito, Robô Selvagem, que eu adoro. Ele está disponível nas plataformas digitais para aluguel/compra. Ele venceu o Critics Choice e o Producer’s Guild Awards (crítica aqui). Também estão concorrendo Memórias de um Caracol (que eu ainda não vi e está indisponível no streaming), e Divertidamente 2 (critica aqui). Na minha opinião, este segundo Divertida Mente é melhor que o primeiro, que ganhou o Oscar, mas aparentemente não tem chances (os dois estão disponíveis no Disney Plus). E há ainda mais dois concorrentes, que vi recentemente. Wallace & Gromit: Avengança ganhou o BAFTA no último domingo, e está na Netflix. Já Flow ganhou o Globo de Ouro e concorre também como melhor filme estrangeiro, representando a Letônia. Ele estreia nessa quinta nos cinemas. Então vamos falar deles?
Flow
Em Flow, o mundo parece ter chegado ao fim, coberto apenas por vestígios da presença humana, mas sem nenhum por perto. O gato é um animal solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies. Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. Navegando por paisagens místicas, eles passam pelos desafios e perigos neste novo cenário pós-apocalíptico.
Já aviso que será impossível você não se emocionar com esse filme, especialmente se, como no meu caso, tem gato e cachorros em casa. É uma fábula atemporal, sem um único diálogo, que impressiona pela beleza dos traços de animação diferenciados. Repare como as cores dos animais muda conforme a luz. O roteiro é uma homenagem sobre a essência da vida, sobre amizade e cooperação entre os diferentes. Há diversão (você vai rir), suspense, que vai deixar você na beira de sua cadeira, e principalmente emoção. E vai deixar você querendo abraçar todos esses animais com muito carinho.
O final deixa a possibilidade de várias interpretações. Eu tenho a minha (#semspoilers). É bem provável que você tenha a sua. Mas com certeza essa história vai envolver você de uma maneira absoluta. É lindo demais.
Wallace & Gromit : Avengança
Os personagens de Wallace & Gromit já foram temas de filmes e séries. São feitos naquela linha de animação de massinha e são adoráveis. Também são megapopulares no Reino Unido. A BBC News os aponta como “umas das estrelas mais conhecidas e amadas a saírem do Reino Unido”. Wallace & Gromit : Avengança, que está na Netflix, é uma graça, como todas as produções da dupla. Mas realmente não seria competição para Flow e Robô Selvagem. Ganhou dois BAFTA’s – filme de animação e filme para a família – mas creio que isso se deu justamente por causa do amor britânico aos dois personagens.
Na história, Wallace (voz de Ben Whitehead), um inventor excêntrico, e seu fiel companheiro, o cachorro fofo Gromit, enfrentam um novo desafio. Gromit está preocupado com a dependência excessiva de Wallace de suas invenções, e suas preocupações se justificam quando Wallace cria um “gnomo inteligente” que parece ter vida própria. No entanto, as coisas tomam um rumo sinistro quando uma figura vingativa do passado surge, ameaçando a segurança de Wallace e sua capacidade de inventar. É quando Gromit precisa usar sua inteligência e coragem para lutar contra as forças malignas e salvar seu mestre.
A animação faz várias homenagens. Filme do Batman e 20.000 léguas submarinas, outras animações de massinha como Shaun O Carneiro (meu preferido) e A Vingança das Galinhas, entre tantas. É muito gostoso de ver – e tem a facilidade de estar na Netflix. Vai funcionar com adultos e crianças.
