Semana passada, eu escrevi aqui sobre o poder dos filmes de terror atualmente no cinema. São baratos, não tem super-astros no elenco, e os efeitos especiais nem precisam ser tão especiais assim. Além disso, tem um apelo todo especial junto ao público adolescente, que hoje representa a maioria dos frequentadores de cinema. E mais um exemplo do gênero chega essa semana às telas, já com a vantagem de fazer parte de uma franquia reconhecida e de sucesso. É Annabelle 2: A Criação do Mal.
Eu gosto de um bom filme de terror. Não aqueles nojentos como Jogos Mortais, mas aqueles que realmente sabem assustar, com cantos escuros, objetos que mudam de lugar, e sótãos misteriosos. Sempre com o diretor e produtor James Wan por trás, eu simplesmente adoro os dois filmes de Invocação do Mal, onde a boneca Annabelle pôde ser vista pela primeira vez. São sempre aterrorizantes. O próprio primeiro filme solo da boneca, chamado de Annabelle (2014) também me deu uns bons sustos. Agora, em Annabelle 2 – A Criação do Mal, o filme conta a história sobre como a boneca foi feita, e como ela se tornou uma “criação do mal”. Vários anos após a trágica morte de sua filha, um fabricante de bonecas e sua esposa abrigam em sua casa uma freira e várias meninas de um orfanato que foi fechado. Só que uma delas logo percebe que tem algo errado por ali quando coisas, como uma boneca horrorosa, começam a se mover na casa, portas se destrancam sozinhas, e ainda tem aqueles barulhos esquisitos…
Apesar da boa produção, Annabelle 2 não me deu grandes sustos. O trailer, que tem praticamente todas as boas cenas, “vende” um clima que falta ao filme. O elenco das meninas é bom, mas o roteiro não ajuda muito, apesar de algumas boas tiradas, até divertidas. O melhor de tudo é o seu final. Não vou estragar com spoilers, mas fica aqui a dica para antes de ver o segundo, assistir ou rever o primeiro Annabelle, para ter certas imagens frescas na memória. Vai aproveitar mais esse momento.
Tenho ainda uma outra dica, que também não é spoiler. Repare na cena em que a jovem freira mostra uma foto em preto e branco. A personagem Valak, ou seja, aquela freira aterradora de Invocação do mal 2, que vai ganhar seu filme solo em 2018, aparece nas sombras. Foi a cena que mais me deu medo. Acho que vou ter que esperar esse filme para realmente me assustar!