Ultimo dia de 2023, e eu resolvi relembrar os momentos mais marcantes que aconteceram em Hollywood. E não só isso, que provavelmente irão afetar toda a indústria daqui pra frente. Veja só:
– A greve de roteiristas e atores
O sindicato dos atores promoveu uma greve que durou 118 dias. Antes deles, os roteiristas também já haviam começado e terminado sua própria paralisação. A paralisação aconteceu pela luta por salários e benefícios melhores. Também definiu o uso da inteligência artificial na produção de filmes e programas de televisão, para garantir que a imagem digital dos atores não tivesse uma recriação sem autorização. Com isso, toda a produção de filmes e séries sofreu grandes atrasos, inclusive a programação de estreias.
– Tudo em todo Lugar ao mesmo Tempo é o grande vencedor da Temporada de Premiações
A Temporada de Premiações mostrou um amor incomensurável por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Foi o vencedor do Oscar, do Critics Choice, do Gotham, e ainda vários outros prêmios da crítica. Confesso que não consigo entender o motivo de tanto “amor”. É um daqueles que você ama ou detesta – eu fiquei no segundo grupo.
– A morte de Matthew Perry
Perdemos várias pessoas famosas, mas nenhuma mexeu tanto com o público como a morte de Matthew Perry. O ator de Friends, faleceu com 54 anos, e sua morte provocou uma comoção entre os fãs de Friends, e também entre os atores, grande amigos de Matthew.
– Filmes de Marvel e DC enfrentam seus piores momentos
The Marvels, The Flash, Shazam, entre outros – os filmes de super-heróis não foram bem – eu gosto especialmente de Marvels e Shazam. Isso provavelmente vai significar uma grande mudança de estratégia nos lançamentos desse gênero de filme. Para se ter uma ideia, em 2024, a Marvel vai lançar somente Deadpool 3, enquanto o novo universo de James Gunn só irá estrear em 2025 com o novo Superman.
– O fenômeno Barbenheimer
A princípio, parecia ser um pesadelo para os executivos de cinema. Dois grandes filmes estreando na mesma data. Mas aí alguém teve a brilhante ideia de criar o fenômeno “Barbenheimer”. E todo mundo queria ver Barbie e Oppenheimer no mesmo dia, ou semana. Isso atraiu o público de volta aos cinemas, e fez com que Barbie se tornasse o grande campeão de bilheteria do ano, com 1.44 bilhão mundialmente, e Oppenheimer, com 951 milhões.
– Succession termina com grandes premiações
As pessoas amam Succession (não é o meu caso), e com isso ela se tornou a série mais premiada do ano, com sua última temporada. Não deverá ser diferente no Emmy, que sofreu adiamento por causa das greves, e acontecerá em 15 de janeiro.
– A cultura do cancelamento
A cultura do cancelamento segue a todo vapor em Hollywood. Melissa Barrera foi demitida do próximo filme do Pânico por seu posicionamento quanto à guerra de Israel e Hamas. Gal Gadot também sofreu vários revezes em suas redes sociais pelo mesmo motivo. Outros exemplos de celebridades que foram canceladas foram Jonathan Majors, Doja Cat, Jonah Hill e Lizzo.