Há gente que faz tudo por seus 15 minutos de fama, não? Ontem (18), toda a internet estava comentando sobre as alegações de Linda Perry sobre a possível não participação de Lady Gaga na música que concorre ao Oscar, Till it Happens to You. A compositora, cuja música Hands of Love, do filme Freeheld (com Julianne Moore e Ellen Page, ainda inédito aqui), não foi indicada para o Oscar, fez várias declarações pelo Twitter, dizendo que Gaga, considerada como co-autora de TIHTY ao lado de Diane Warren, não teria participado da composição e portanto não seria elegível a receber o Oscar, sendo somente sua intérprete. Isso é o que chamo de dor de cotovelo…
Veja abaixo a canção de Perry, Hands of Love com a interpretação de Miley Cyrus:
Entre suas declarações, Linda Perry dizia o seguinte: “Eu tenho o demo original de Diane com sua interpretação. A única frase que foi mudada é ‘Till you’re at the end, the end of your rope’ que originalmente se ouvia ‘Til you got a hole ripped in your soul.’ Então eu creio que tecnicamente Gaga possivelmente reescreveu uma frase. Isso significa escrever? Não em minha opinião. ”
Ela continuou em sua enlouquecida cruzada…”Por que Gaga recebeu o crédito? Talvez porque Warren queria a certeza de suporte para promover a música…Especialmente para uma canção de um documentário, então Diane sabia que se ela desse o crédito de letra, conseguiria promovê-la da forma que ela precisava e merecia. E Gaga sabe o poder que tem. Eu não quero colocar ninguém e nem nada para baixo. Estou dizendo a verdade. Eu dou crédito a Diane de escrever esta canção, é a sua experiência, sua dor naquelas palavras.”
Será que fui só eu que vi o monstrinho verde da inveja em tudo isso? Bem, o certo é que uma comoção foi provocada pelos comentários – especialmente por parte dos fãs ardorosos de Lady Gaga. Diane Warren, que se viu envolvida nessa confusão toda logo tuitou “A canção é o resultado de uma colaboração especial entre Lady Gaga e eu. Como Lady Gaga e eu temos falado consistentemente.”
O certo é que ontem mesmo no final do dia, Linda Perry se desculpou publicamente. “minhas sinceras desculpas. Eu errei em fazer um comentário. Eu não estava na sala enquanto #TIHTY estava sendo escrita. mais importante ainda, eu gostaria de focar na grande importância da música e da mensagem do filme.”
Pra que tanta confusão, não?
O certo é que Till it happens to You é uma bela e forte canção. Faz parte da trilha do documentário The Hunting Ground, que expõe crimes de estupro em universidades dos Estados Unidos, como eles recebem coberturas institucionais, e o resultados devastador tanto para os estudantes como em sua famílias. Além da indicação para o Oscar, o documentário já ganhou o prêmio Stanley Kramer do Producer’s Guild, devido à “sua contribuição para providenciar o reconhecimento deste problema nacional”.