A gente não sabia direito o que esperar dessa cerimônia do Emmy. Os indicados estariam todos em suas casas. A possibilidade de que algo saísse errado era grande. Problemas técnicos foram poucos. Para quem como eu gosta de assistir no idioma original, a TNT demorou disponibilizar o SAP. E bem na hora do início do número musical do In Memoriam, o som acabou falhando. Mas foi pouca coisa, perto do que poderia ter acontecido. Fora isso, entre os premiados foram poucas surpresas. Schitt’s Creek, Watchmen e Succession dominaram entre as comédias, séries limitadas e dramas, respectivamente.
Entre os prêmios inesperados ficaram o de direção de série limitada para Nada Ortodoxa; o segundo prêmio seguido de coadjuvante para Julia Garner (Ozark). Isso sem esquecer o de melhor atriz para Zendaya (Euphoria), que se tornou a atriz mais jovem a ganhar o prêmio na categoria, aos 24 anos.
Diversidade
A diversidade esteve presente também entre os premiados. A lista dos indicados já tinha negros, orientais, transgêneros, gays, straights. Também foi palco para que vários vencedores pedissem que as pessoas não deixassem de votar nas próximas eleições americanas. Tanto Regina King como Uzo Aduba usaram camisetas relembrando Breonna Taylor. Sterling K. Brown, que apresentou o último prêmio da noite, foi com uma de Black Lives Matter. O Emmy 2020 foi uma festa para todos!
Destaques
Mas houve outros destaques. A cantora H.E.R. emocionou a todos com uma bela versão de Nothing Compares to You. Foi possível relembrar vários astros que perdemos nesse ano, como Naya Rivera, Carl Reiner e, é claro, Chadwick Boseman.
Num aspecto mais divertido do evento, Jennifer Aniston teve duas participações muito legais. Na primeira, teve que manipular um extintor, e se deu bem, rsrs.
E mais tarde, foi reunida com as amigas de Friends, Courteney Cox e Lisa Kudrow. Os fãs enlouqueceram.
Outro momento delicioso foi a presença de Sarah Paulson ao lado de sua companheira de tantos anos, Holland Taylor. Teria sido muito legal se Holland tivesse ganhado por Hollywood.
E, como sempre, alguns atores deixaram a emoção dominar. O riso de Zendaya e a esposa de Mark Ruffalo pulando enquanto seu nome era anunciado, foram impagáveis.
No final, o evento acabou sendo divertido e rápido. Jimmy Kimmel não tentou aparecer mais que todo mundo, e boa parte dos escolhidos foi justo. Veja abaixo a lista dos atores e séries premiadas:
Os premiados do Emmy 2020
Comédia
Série – Schitt’s Creek
Atriz – Catherine O’Hara – Schitt’s Greek
Ator – Eugene Levy – Schitt’s Creek
Atriz coadjuvante – Annie Murphy – Schitt’s Creek
Ator coadjuvante – Dan Levy – Schitt’s Creek
Drama
Série – Succession
Atriz – Zendaya – Euphoria
Ator – Jeremy Strong – Succession
Atriz coadjuvante – Julia Garner – Ozark
Ator coadjuvante – Billy Crudup – The Morning Show
Série Limitada/ Minissérie
Série Limitada – Watchmen
Atriz série limitada/ filme para TV – Regina King – Watchmen
Ator série limitada/ filme para TV – Mark Ruffalo – I Know this much is True
Ator coadjuvante de série limitada/filme para TV – Yahya Abdul-Mateen II – Watchmen
Atriz coadjuvante de série limitada – Uzo Aduba – Mrs. America