O aniversário era de 70 anos. E o Emmy, que sempre esteve à frente de seus parentes de cinema no que diz respeito à igualdade de raça, sexo, etc, fez questão de demonstrar como valoriza a diversidade. Desde o primeiro número musical, com a participação de gente como Kate McKinnon, Kristen Bell e Ricky Martin, até as piadas de Michael Che e Colin Jost, tudo tinha um quê político na festa. Isso, é claro, sem contar os discursos.
Apesar de vários prêmio esperados – como Game of Thrones e O Assassinato de Gianni Versace, a festa teve muitas surpresas – não só para o público como também para os atores. Esse foi o caso de Regina King, e Claire Foy, por exemplo. Mas a maior surpresa foi mesmo um pedido de casamento no meio da festa. Depois de ganhar o prêmio de direção pela cerimonia do Oscar, Glenn Weiss, pediu sua namorada, Jan Svendsen, e o público adorou.
Entre os vencedores, The Marvelous Mrs Maisel foi um arraso. Ganhou cinco prêmios, inclusive o de série de comédia e de atriz para Rachel Brosnahan. Deixou Atlanta, que era favorita, literalmente chupando o dedo. Já a série Barry conseguiu duas estatuetas, de ator para Bill Hader e coadjuvante para Henry Winkler.
Alguns momentos felizes.
Game of Thrones ganhou de novo o prêmio de melhor série de drama – um bem-vindo reconhecimento. Depois de um ano onde esteve inelegível, a melhor coisa que é produzida na TV foi reconhecida mais uma vez. E Peter Dinklage levou pela terceira vez o prêmio de coadjuvante.
Darren Criss também foi premiado por sua atuação em O Assassinato de Gianni Versace – Merecidíssimo. Apesar de achar que a série tem os seus defeitos, vibrei com um novo prêmio de melhor série limitada para Ryan Murphy. Sou fã dele! Também vibrei com as vitórias-surpresa de Regina King (Seven Seconds) e Jeff Daniels (Godless).
Adorei ver a maravilhosa Betty White, ainda divertida com seus 96 anos. Ri com Jeff Daniels agradecendo ao seu cavalo.E também com a cara de Keri Russel ao ouvir Matthew Rhys dizer que se ele também a pedisse em casamento ali no Emmy, ela lhe daria um soco na cara.
No final, entre algumas decepções – Elisabeth Moss ou Sandra Oh perdendo para Claire Foy – o Emmy foi satisfatório. Reconheceu (quase) todos os bons. Gostei!
Veja abaixo a lista dos principais vencedores:
Série Drama
Game of Thrones
Atriz em Série de Drama
Claire Foy, The Crown
Ator em Série de Drama
Matthew Rhys, The Americans
Atriz Coadjuvante em Série de Drama
Thandie Newton, Westworld
Ator Coadjuvante em Série de Drama
Peter Dinklage, Game of Thrones
Série de Comédia
The Marvelous Mrs. Maisel
Atriz em Série de Comédia
Rachel Brosnahan, The Marvelous Mrs. Maisel
Ator em Série de Comédia
Bill Hader, Barry
Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Alex Borstein, The Marvelous Mrs. Maisel
Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Henry Winkler, Barry
Série Limitada
The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story
Filme para TV
Black Mirror: “USS Callister”
Atriz em Série Limitada ou Filme para TV
Regina King, Seven Seconds
Ator em Série Limitada ou Filme para TV
Darren Criss, The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story
Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV
Merritt Wever, Godless
Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV
Jeff Daniels, Godless
Reality Show de Competição
RuPaul’s Drag Race
Talk Show
Last Week Tonight With John Oliver
Programa de Variedades e Esquetes
Saturday Night Live