Os vencedores do BAFTA, o Oscar inglês, foram anunciados ontem(8), após um evento no Royal Opera House, em Londres. Boyhhod: Da Infância à Juventude foi o grande vencedor com três dos prêmios principais: filme, direção para Richard Linklater ( que não compareceu pois no sábado esteve no prêmio do sindicato dos diretores) e atriz coadjuvante para Patricia Arquette. Eddie Redmayne levou o prêmio de melhor ator, o que já era esperado visto que o prêmio é inglês, ele é inglês e seu principal concorrente, Michael Keaton, é americano. Já Julianne Moore e J.K. Simmons já confirmaram que não tem para mais ninguém em suas categorias.
Um momento incrível da festa foi quando Felicity Jones apareceu para entregar o prêmio de efeitos visuais para Interestelar ao lado de ninguém menos do que Stephen Hawking, o biografado de seu filme A Teoria de Tudo. É claro que ele foi aplaudido de pé. Ela brincou dizendo que estava muito honrada de apresentar um prêmio “com a única pessoa mais inteligente do que Stephen Fry “(o mestre de cerimônias) .Ele arrancou muitas risadas da plateia quando respondeu: “sim, e ainda mais bonito!”
Hawking também posou com o vencedor do prêmio de melhor ator, Eddie Redmayne, que teve uma atuação fantástica em A Teoria de Tudo. Redmayne agradeceu a Hawking e à sua maravilhosa família. “e por sua confiança em nós, sua generosidade e bondade, e por me lembrar que a maior força vem da vontade de viver uma vida completa e apaixonada .”
Depois da aparição surpresa de Tom Cruise, que veio para entregar o prêmio de melhor filme para Boyhood, fica a sensação de que as categorias de melhor filme, direção e ator seguem indefinidas para o Oscar. Vamos ter que esperar para ver…
Veja abaixo a lista completa dos vencedores:
Filme –Boyhood: Da Infância à Adolescência
Diretor – Richard Linklater – Boyhood: Da Infãncia à Adolescência
Ator – Eddie Redmayne – A Teoria de Tudo
Atriz – Julianne Moore – Para Sempre Alice
Ator Coadjuvante – J.K. Simmons – Whiplash: Em Busca da Perfeição
Atriz Coadjuvante – Patricia Arquette – Boyhood: Da Infância à Juventude
Roteiro Original – Grande Hotel Budapeste
Roteiro Adaptado – A Teoria de Tudo
Fotografia – Birdman
Montagem – Whiplash: Em Busca da Perfeição
Design de Produção – Grande Hotel Budapeste
Cabelo e maquiagem – Grande Hotel Budapeste
Som – Whiplash: Em Busca da Perfeição
Efeitos Visuais – Interestelar
Filme estrangeiro – Ida
Documentário – Citizenfour
Animação – Uma Aventura Lego
Filme britânico – A Teoria de Tudo
Estreia de um roteirista, diretor ou produtor – Stephen Beresford (roteirista), David Livingstone (produtor) – Pride
Curta de animação britânico – The Bigger Picture
Curta-metragem britânico – Boogaloo and Graham
Prêmio especial da carreira – Mike Leigh
Estrela ascendente – Jack O’Connell – Invencível