O BAFTA não é tão popular como o Oscar e o Globo de Ouro, e não é nem televisionado, mas é importante e dá muito prestígio. Inicialmente considerado o Oscar britânico, hoje em dia, especialmente neste ano, parece que os americanos invadiram o território inglês. As maiores provas disso foram que não só La La Land: Cantando Estações foi o grande vencedor da noite, com cinco estatuetas, mas também porque temas como inclusão, preconceito, Donald Trump estiveram entre os principais assuntos.
A presidente do BAFTA, Jane Lush, deu o tom com seu discurso, falando que é ” inconcebível que no século 21, seu gênero, raça histórico ainda pode segurar você”. E também ressaltou que, com o sucesso de talento britânicos nos Estados Unidos, ela começa a temer que “alguém possa resolver fazer um muro no meio do Atlântico ara nos deixar de fora”. O apresentador Stephen Fry, durante seu número de abertura, deu boas-vindas à Meryl Streep dando boas-vindas “a uma das maiores atrizes do nosso tempo. E só um idiota inconsequente poderia achar outra coisa”.
A vitória de La La Land já era esperada, assim como também no Oscar no final do mês. As surpresas ficaram por conta da escolha de Dev Patel – ótimo em Lion – Uma Jornada para casa – e de Kubo e as Cordas Mágicas como a melhor animação. Mel Brooks foi o homenageado da noite e Tom Holland, o atual Homem-Aranha, foi considerado o astro em ascensão da noite, eleito pelo voto popular.
Veja abaixo a lista dos vencedores:
FILME: La La Land: Cantando Estações
FILME BRITÂNICO: Eu, Daniel Blake
DIRETOR: Damien Chazelle – La La Land: Cantando Estações
ATOR: Casey Affleck – Manchester À Beira-Mar
ATRIZ: Emma Stone – La La Land: Cantando Estações
ATOR COADJUVANTE: Dev Patel – Lion – Uma Jornada Para Casa
ATRIZ COADJUVANTE: Viola Davis – Um Limite Entre Nós
ROTEIRO ORIGINAL: Manchester À Beira-Mar
ROTEIRO ADAPTADO: Lion – Uma Jornada Para Casa
FILME ESTRANGEIRO: Filho de Saul, de László Nemes (Hungria)
DOCUMENTÁRIO: A 13ª Emenda, de Ava DuVernay
ANIMAÇÃO: Kubo e as Cordas Mágicas
FOTOGRAFIA: La La Land: Cantando Estações
TRILHA SONORA ORIGINAL: La La Land: Cantando Estações
EDIÇÃO: Até o Último Homem
DESIGN DE PRODUÇÃO: Animais Fantásticos e Onde Habitam
FIGURINO: Jackie
MAQUIAGEM E PENTEADO: Florence: Quem é Essa Mulher?
SOM: A Chegada
EFEITOS VISUAIS: Mogli – O Menino Lobo
ATOR/ATRIZ EM ASCENSÃO (voto popular): Tom Holland
ROTEIRISTA, DIRETOR OU PRODUTOR BRITÂNICO REVELAÇÃO: Babak Anvari (roteirista e diretor) e Emily Leo, Oliver Roskill e Lucan Toh (produtores) – Sob a Sombra
CURTA-METRAGEM BRITÂNICO: Home
CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICO: A Love Story