É interessante que este ano, boa parte dos filmes que estão concorrendo ao Oscar deste ano, realmente não me impressionaram. São vistos como profundos, artísticos, mas eu os vejo como chatos e presunçosos. Um desses, que vem fazendo um enorme sucesso junto à crítica mundial é Tár, atualmente em exibição nos cinemas brasileiros. E hoje (5), ele ganhou mais um prêmio. Foi o grande vencedor do London Critics Circle Awards/ Críticos de Londres.
Ele ganhou o prêmio de filme do ano, de melhor diretor (Todd Field) e também de atriz do ano para Cate Blanchett. Bem, Cate é sensacional sempre, independente da qualidade do filme. Já outro filme que não me impressionou, Os Banshees de Inisherim, também em exibição nos cinemas, levou cinco prêmios. São eles o Attenborough Award para o melhor filme britânico/irlandês, roteiro, ator do ano (Colin Farrell) e coadjuvantes (Barry Keoghan e Kerry Condon). Estes dois últimos, na minha opinião, são as melhores coisas do filme.
No final da cerimônia em Londres, Michelle Yeoh recebeu um prêmio especial, o Dilys Powell Award for Excellence in Film. Este foi entregue à atriz pelo diretor Danny Boyle. A atriz fez um discurso de seis minutos, e relembrou sua personagem em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. ” Eu a vi numa jornada heroica, que tantas mulheres, esposas, mães, filhas têm que passar. Mas o que eu tive mais em comum com ela é que ela nunca desistiu. Nem do amor, nem da bondade, e mais do que nunca, nunca da família.”
A lista dos vencedores
Filme do Ano – Tár
Filme Estrangeiro (empate) – Decisão de Partir (Coreia do Sul) e The Quiet Girl (Irlanda)
Documentário do Ano – All the Beauty and the Bloodshed
The Attenborough Award – Filme Britânico/Irlandês do Ano – Os Banshees de Inisherin
Diretor – Todd Field – Tár
Roteirista – Martin McDonagh – Os Banshees Inisherin
Atriz do Ano – Cate Blanchett – Tár
Ator do Ano – Colin Farrell – Os Banshees de Inisherin
Atriz Coadjuvante – Kerry Condon – Os Banshees de Inisherin
Ator Coadjuvante – Barry Keoghan – Os Banshees de Inisherin
Atriz britânica/irlandesa pelo corpo de trabalho – Florence Pugh – Não se Preocupe, Querida, O Milagre e Gato de Botas 2 : O último pedido.
Ator britânico/irlandês pelo corpo de trabalho – Bill Nighy – Living
Prêmio especial para cineasta inovador britânico/ irlandês – Charlotte Wells – Aftersun
Jovem ator britânico/irlandês- Frankie Corio – Aftersun
Curta-metragem britânico/inglês – A Fox in the Night – dir. Keeran Anwar Blessie
Prêmio técnico – Pinóquio, de Guillermo del Toro
Dilys Powell Award for Excellence in Film – Michelle Yeoh