É interessante ver que Titanic voltou aos cinemas para a comemoração de seus 25 anos. E, com o Oscar chegando, resolvi relembrar o que aconteceu naquele ano na cerimônia. Numa época pré-internet, o Oscar teve uma audiência de 57 milhões de pessoas, a maior da história. Titanic ganhou 11 estatuetas. Empatou com Ben-Hur e posteriormente com O Senhor dos Anéis: O retorno do Rei, como o maior vencedor da história. Também há outra curiosidade. Desde A Noviça Rebelde o melhor filme não tinha um vencedor que não tinha uma indicação de roteiro. Foi nesse ano que James Cameron disse que era “O Rei do Mundo”.
Outro grande vencedor da noite foi o simpático Melhor é Impossível. Levou os prêmios de ator e atriz para Jack Nicholson (seu terceiro) e para Helen Hunt. Mas teve um prêmio que me fez chorar. Foi o de atriz coadjuvante para Kim Basinger (LA – Cidade Proibida). Ela estava tão emocionada e nervosa.
Gênio Indomável escrito por dois garotos (na época) , Ben Affleck e Matt Damon ganhou o Oscar de roteiro e de coadjuvante para Robin Williams.
Billy Crystal foi o apresentador – entrou no palco no Titanic (rs) – e Stanley Donen recebeu um Oscar especial.
E claro, teve Celine Dion cantando a música de Titanic, que foi a vencedora.
E o red carpet?
O mais famoso acabou sendo o vestido de cortina Givenchy de Kate Winslet. A jovem atriz havia sido indicada pela primeira vez, e estava linda.
Mas Sharon Stone também chamou a atenção de todos. Isso porque ela combinou uma camisa Gap do marido da época, Phil Bronstein, com a linda saia de Vera Wang. Fez história!
Cher sempre teve umas escolhas “diferenciadas” no Oscar. E não foi diferente nesse ano. O vestido Bob Mackie até que é ok. Mas o chapéu… Já imaginou quem teve que sentar atrás dela?
Jennifer Lopez já marcava presença no red carpet do Oscar desde aquela época. O vestido sereia era de Badgley Mischka. Será que ela e Ben Affleck já trocavam olhares desde aquele tempo? Rsrs.
Eu lembro bem desse look de Drew Barrymore. O vestido preto era simples, mas nunca vou esquecer as margaridas no cabelo. Junto com seu sorriso natural, Drew estava resplandecente.
Minnie Driver era uma grande promessa na época. Concorria ao Oscar de coadjuvante, e apareceu belíssima de vermelho Halston, com a estola combinando. Pena que sua carreira não deslanchou depois disso.