Não creio que o domingo de carnaval seria o melhor dia para o canal Film&Arts finalmente exibir o prêmio Critics Choice (ou Prêmio dos Críticos). Afinal, ele aconteceu há um mês, dia 15 de janeiro. Mas deve haver alguma razão que explique e que a gente não entende. De qualquer maneira, aqueles que tem Vivo TV e algumas operadoras independentes poderão ter a opção de deixar o desfile das escolas de samba de lado e assistir o evento a partir da 22.00h.
Ele acontece anualmente desde 1995 promovido pela Broadcast Film Critics Association. O Conselho de Administração do BFCA, que é a maior organização de críticos de filmes dos Estados Unidos e Canadá, representa 250 críticos de televisão, rádio e online. Eles escolhem os melhores do ano e neste ano o evento teve a participação dos maiores astros do cinema, que participam dessa temporada de premiações. Angelina Jolie e Jennifer Aniston (em seu quase encontro), Michael Keaton, o elenco de Birdman, Emily Blunt e John Krasinski, Jessica Chastain, Eddie Remayne e vários outros.
Como todo mundo já deu a notícia sobre quem foram os vencedores, não se trata de incluir nenhum spoiler aqui. Então, veja abaixo quais os grandes destaques da noite:
Boyhood:Da Infância à Adolescência saiu como o vencedor da noite, com importantes prêmios como melhor filme, direção, atriz coadjuvante para Patricia Arquette e ainda revelação para Ellar Coltrane que vive o menino “da infância à juventude”. É interessante ressaltar que nos últimos 8 anos, sete vencedores de melhor filme foram comuns entre o Oscar e o prêmio dos Críticos.
Birdman no final ficou com o maior número de prêmios, inclusive melhor elenco e melhor ator para Michael Keaton (neste que foi seu primeiro embate direto com Eddie Redmayne, seu maior concorrente). Mas o interessante é que perdeu para Grande Hotel Budapeste como melhor filme de comédia (a razão pela qual Birdman está inscrito como comédia é algo que foge à minha compreensão!)
Julianne Moore (Para sempre Alice) e J.K. Simmons (Whiplash: Em Busca da Perfeição) confirmaram seu favoritismo completo e ganharam os prêmios de atriz e ator coadjuvante. Sniper Americano, de Clint Eastwood, que entrou de surpresa nas indicações do Oscar e já rendeu mais de 280 milhões só nos cinemas americanos, levou os prêmios de melhor filme de ação e ator de filme de ação(Bradley Cooper)
Três prêmios especiais foram entregues. Kevin Costner recebeu um por sua carreira. Chris Hemsworth entregou o Louis XIII ao diretor de seu filme O Coração do Mar, Ron Howard. Já Chris Pratt entregou a Jessica Chastain um prêmio especial MVP, por seus quatro filmes este ano: Interestelar, O Ano mais Violento, Dois Lados do Amor e Miss Julie. Ela fez um discurso muito emocionado e bonito, ressaltando que “temos que permanecer juntos contra agendas homofóbicas, sexistas, misóginas, anti-semitas e racistas. Nossas vidas começam a terminar no dia em que fazemos silêncio com relação a coisas que nos incomodam. Eu gostaria de encorajar todos nesta sala a falar, por favor”. Muito bom!
Entre os momentos mais marcantes, Michael Keaton levando um tropeção depois de sua terceira subida ao palco (elenco, ator de comédia e ator); e John Krasinski aparecendo de surpresa no palco para abraçar a mulher, Emily Bunt , que ganhou o prêmio de melhor atriz de filme de ação por No Limite do Amanhã.
Além da estreia hoje dia 15, o Film&Arts vai reprisar o Critic’s Choice Awards no dia 18 (quarta-feira) e no dia 21 (sábado), sempre às 22 horas