Ela já tem dois Oscars como atriz. É um diretora elogiada. E agora Jodie Foster recebera´um prêmio especial no festival de Cinema de Cannes. Ela foi a escolhida como recipiente do Palma de Ouro Honorária, durante a cerimônia de abertura no dia 6 de julho. Ela será a convidada de honra. Jodie foi a escolhida por “sua jornada artística brilhante, uma personalidade única, com um comprometimento modesto, mas forte, para algumas das maiores questões do nosso tempo.”
Esta grande honraria do mais prestigiado festival de cinema do mundo já foi entregue anteriormente a grandes lendas. É o caso de Jeanne Moreau, Bernardo Bertolucci, Jane Fonda, Jean-Paul Belmondo, Manoel de Oliveira, Jean-Pierre Léaud, Agnès Varda e Alain Delon.
Jodie é uma veterana do Festival. Ela esteve lá pela primeira vez com 13 anos, para o lançamento de Taxi Driver. Ao receber a notícia, Jodie soltou um comunicado. ” Cannes é um festival ao qual devo muito. Mudou totalmente a minha vida. Apesar de já ter dirigido antes, meu primeiro momento na Croisette foi um momento definitivo para mim. Mostrar meus filmes aqui sempre foi um sonho para mim.”
Os últimos trabalhos de Jodie Foster
Como atriz, Jodie ficou ausente das telas por cerca de cinco anos. Retornou em 2018 com Hotel Artemis (disponível na Amazon Prime). Já no ano passado esteve em O Mauritano, que recentemente estreou no Google Play e na Looke, para aluguel e compra. Com seu papel nesse filme, Jodie ganhou o Globo de Ouro de coadjuvante. Como diretora, seu último filme para o cinema foi Jogo do Dinheiro, com George Clooney e Julia Roberts. Está nas plataformas digitais para aluguel ou compra. Depois disso, ela também dirigiu um episódios de Black Mirror, Arkangel (Netflix). E também um de Tales from the Loop (Amazon).
Nesse ano de 2021, Spike Lee será o presidente do júri. O filme de abertura será Annette, de Leos Carax com Adam Driver e Marion Cotillard.