O resultado foi o esperado. Succession, The Bear e Treta foram os grandes vencedores da noite dos Emmys – e sobrou bem pouco para outros. Isso repete os resultados do Globo de Ouro e do Critics Choice. Talvez se a festa tivesse acontecido em setembro (e não tivesse sido adiado por causa das greves de atore e roteiristas), o resultado poderia ter sido diferente. Então, no final Succession e The Bear empataram com seis vitórias cada, e Treta ficou com cinco. Ou seja, naõ tem praticamente nada além dessas três que é digna de premiação. Parece mais preguiça de buscar outros conteúdos do que qualquer outra coisa. Fica aqui a sugestão para que seja feita uma única festa com todo mundo – afinal os vencedores são os mesmos – economiza dinheiro e tempo, né?
Minha análise da festa
A festa do Emmy começou muito bem. Tirando a parte de Anthony Anderson falando sua infância (a parte da mãe foi boa), o tema de história da TV foi um acerto. Vários times, duplas ou mesmo um único apresentador falavam sobre sua esperiência na sua série, que representa tanto na memória afetiva de tanta gente. E assim tivemos no palco o elenco de Grey’s Anatomy, Cheers, It’s Sunny in Philadelphia, entre outros. Foi muito legal.
Mas o momento mais emocionante foi logo o primeiro prêmio. Christina Applegate que assumiu publicamente sua luta contra a esclerose múltipla, entrou no palco e foi aplaudida de pé. Ela chorou (e eu chorei também). Outro momento emocionante como sempre é o In Memoriam. Foi extremamente bonito, terminando com a música de Friends e Matthew Perry.
Ainda foi possível rever grandes nomes como Joan Collins, Marla Gibbs, Sally Struthers, entre outros. Foi um presente para todos nós, fãs de séries. O grande problema – e deve ter sido um problemão para os números da audiência – foi a entrega de prêmios técnicos, com gente que ninguém conhece subindo ao palco e fazendo discursos. Creio que se há uma intenção de fazer uma festa com o objetivo de alcançar números de audiência, este não é o caminho. Para isso há o Creative Arts Emmy.
De qualquer maneira, valeu. Aqui estão os vencedores das categorias de séries (deixei os shows de variedade de fora, tá?)
Os vencedores
Série de Drama – Succession
Série de Comédia – The Bear
Ator em Série de Drama – Kieran Culkin/ Succession
Atriz em Série de Drama – Sarah Snook/ Succession
Ator em Série de Comédia – Jeremy Allen White/ The Bear
Atriz em Série de Comédia – Quinta Brunson/ Abbott Elementary
Ator Coadjuvante em Série de Drama – Matthew Macfadyen/ Succession
Atriz Coadjuvante em Série de Drama – Jennifer Coolidge/ The White Lotus
Ator Coadjuvante em Série de Comédia – Ebon Moss-Bachrach/ The Bear
Atriz Coadjuvante em Série de Comédia- Ayo Edebiri – The Bear
Roteiro de Série de Comédia – The Bear
Roteiro de Série de Drama – Succession
Direção de Série de Comédia – The Bear
Direção de Série de Drama – Succession
Série Limitada/ Filme para TV – Treta
Ator em Série Limitada/ Filme para TV – Steven Yeun/ Treta
Atriz em Série Limitada/ Filme para TV – Ali Wong/ Treta
Ator Coadjuvante em Série Limitada/ Filme para TV – Paul Walter Hauser/ Blackbird
Atriz Coadjuvante em Série Limitada/ Filme para TV – Niecy Nash-Betts/ Dahmer
Roteiro de Série Limitada / Filme para TV- Treta
Direção de Série Limitada / Filme para TV- Treta
Onde assistir
Netflix – Treta e Dahmer
HBO Max – Succession e The White Lotus
Star Plus – The Bear
Apple TV Plus – Blackbird