Roberto Guerra, que cobriu o Cine Ceará para o Blog de Hollywood esta semana em Fortaleza,falou sobre a homenagem à Nelson Xavier, este grande ator , que continua em atividade ganhando prêmios. Merecidíssima!
Cine Ceará: Nelson Xavier é homenageado pela carreira
Vencedor do Kikito de melhor ator na última edição do Festival de Gramado por sua atuação no longa A Despedida, de Marcelo Galvão, Nelson Xavier foi homenageado pelo Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema na noite desta quinta feita (20) com o troféu Eusélio Oliveira, láurea concedida a grandes personalidades do audiovisual brasileiro.
Em vídeo exibido pelo Canal Brasil, Xavier lembrou que, ainda jovem, teve dúvidas se seguia a carreira de ator ou se dedicava ao curso de Direito, que já frequentava. Foi somente aos 20 anos que decidiu abandonar as leis e ingressar no curso de artes cênicas. “No início, trabalhava como ator para sobreviver, para ganhar a vida. Com o tempo fui me apaixonando pela profissão, por esta arte de viver outras vivências”, revelou.
Xavier subiu ao palco sob entusiasmados aplausos do público que compareceu ao Theatro José de Alencar, no centro de Fortaleza. Emocionado, se curvou diversas vezes em sinal de agradecimento.
“Muito obrigado a esse grande festival, a essa grande festa do cinema. Estão pessoas aqui hoje com quem trabalho há muitos anos, atrás e na frente das câmeras […] Não tenho mais idade para tanta emoção”.
Nascido em São Paulo, em 1941, Xavier tem mais de 50 anos de carreira dedicada ao cinema, teatro e TV. Entre seus trabalhos na telona, estão longas como Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra; O Bom Burguês (1980), de Oswaldo Caldeira; Eles Não Usam Black-tie, de Leon Hirszman (1981); Narradores de Javé (2013), de Eliane Caffé; e o sucesso de bilheteria Chico Xavier (2010), de Daniel Filho.
A 24ª edição do Cine Ceará terminou ontem, com sessões no ao longo do dia no Theatro José de Alencar, no Centro Cultural Dragão do Mar e na Casa Amarela Eusélio Oliveira.
Foto de abertura:Rogério Resende